Início » Brasil » Exclusivo: Correios dizem que tempo médio para encaminhar produtos importados caiu 80%

Exclusivo: Correios dizem que tempo médio para encaminhar produtos importados caiu 80%

Empresa também registrou aumento no número de encomendas originadas de outros países; investimento em logística contribuiu para resultados

Giovanni Santa Rosa Por

O processo de recebimento de encomendas originadas no exterior ficou mais rápido no Brasil. Segundo os Correios, o prazo médio para encaminhar importações caiu aproximadamente 80% no último ano. A informação foi obtida com exclusividade pelo Tecnoblog junto à assessoria da companhia.

Agência dos Correios (Imagem: Correios/Divulgação)
Agência dos Correios (Imagem: Correios/Divulgação)

Em comunicado enviado à imprensa no dia 11 de agosto, os Correios afirmaram ter destinado R$ 1 bilhão a investimentos e projetos de ações e infraestrutura para importação e exportação. O texto diz que “o tempo médio de atravessamento de uma encomenda no Centro Internacional — entre o recebimento, desembaraço e expedição —, e de encaminhamento dos objetos tem reduzido consideravelmente”.

Questionada pelo Tecnoblog sobre de quanto seria tal redução, a empresa disse: “O prazo médio atual representa uma redução de aproximadamente 80%, de acordo com o trecho, referente aos prazos praticados no ano anterior.”

Outra informação que consta no comunicado é o crescimento do número de importações. Na média mensal, são 8,2 milhões de encomendas recebidas em 2021 contra 5,5 milhões em 2020. O texto ainda diz que, no primeiro semestre deste ano, o crescimento de encomendas internacionais superou a casa de 80% em relação ao ano passado.

Sistema de rastreamento aprimorado

Com o sistema de rastreamento de encomendas internacionais por meio do CPF/CNPJ, os Correios afirmam ter otimizado o atendimento aos clientes importadores, que agora não precisam mais de um código específico atrelado apenas à encomenda para obter informações sobre seus pedidos — cabe lembrar que este recurso está disponível apenas quando o remetente compartilha os dados de identificação com os Correios nas modalidades expresso e standard.

Além disso, a empresa também oferece envio de SMS com número de pedido, valor, data, código de barras e confirmação de pagamento em casos de remetentes que realizam o pagamento do Despacho Postal e tributos via boleto. Para isto, é preciso ter um número de celular atualizado no cadastro do serviço Meus Correios (pelo app ou site).

Correios disponibilizaram lockers e retirada em agências

Ainda segundo a companhia, parte da diminuição do tempo no recebimento de importações se deve a maiores facilidades na hora de receber a entrega.

Os Correios têm expandido a oferta de armários inteligentes, cuja primeira unidade foi instalada no DF em outubro de 2020, para facilitar a retirada de encomendas. Na época do lançamento, a empresa afirmou que “levar facilidade e conveniência às regiões afastadas dos grandes centros é uma prioridade” e, portanto, trabalharia para instalar lockers em todo o Brasil.

No início de agosto, foi anunciada uma parceria com a startup Clique Retire para criar mais pontos de retirada de entregas, agilizando ainda mais a operação.

Exportação também ganhou melhorias

Além das melhorias em processos de recebimento de encomendas, os Correios também simplificaram a exportação de produtos — praticamente todo o trâmite pode ser feito por meio de um formulário online, bastando ao remetente entregar a remessa na agência mais próxima para concluir o envio.

Os Correios afirmam ter enviado objetos para mais de 200 países e territórios do mundo com o serviço Exporta Fácil.

Colaborou: Ana Marques

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Almeida (@Joao_Almeida)

Recebi super rápido mesmo minhas últimas compras. Só é ruim mesmo a taxa kkkk E o rastreio como sempre ótimo, melhor que qualquer um de empresas privadas.

Paulo Manso (@paulo1manso)

Os Correios melhoraram bastante realmente! Até parece que estão melhorando a estrutura antes de privatizar. Daí comprador não precisa gastar com investimento em estrutura. Que belo negócio hein pra quem comprar! Acho um erro enorme privatizar os Correios

Alex (@wuhkuh)

Melhorou mesmo, a liberação na alfandega não leva hora, e anda chegando bem rápido aqui-e eu moro no Norte, em compensação as compras dentro do Brasil, quando vem pelos Correios estão um horror, eu fico torcendo pra ser alguma transportadora quando compro

Sérgio (@trovalds)

A movimentação na alfândega de fato melhorou bastante. Mas de resto a encomenda quando chega pra mim passeia por 3 lugares diferentes dentro da cidade.

EDIT: um exemplo do rastreio de pacotes aqui.

image368×867 37.2 KB

Marcelo Antony (@Marcelo_Antony)

Faz um bom tempo que está bom assim, além disso a AliExpress deu uma boa agilizada. Em média, minhas encomendas estão demorando menos da metade que no ano passado

Eduardo Papa (@EduPapa)

Caramba, deve ser loteria pra mim. AliExpress se puder não compro mais, falam de prazo de até 15 dias e no rastreio falam em 75 dias. Agora quanto ao correios e importação, estou com um produto em fiscalização já faz 2 dias, vamos quanto tempo vai levar. A última vez, em 2019, foram 30 dias pra chegar aqui em casa.

Danílio Costa da Silva (@Daniliocs)

A taxa é coisa da Receita Federal, ao menos isso não é culpa dos correios.

Tacaca Nuclear (@TacacaNuclear)

Privatiza essa bosta.

Rafael Santos (@whoisraphss)

De fato melhorou bastante, o único ponto que deixa a desejar no Correios ainda é o atendimento que é praticamente nulo, principalmente quando marcam o objeto como “endereço inexistente objeto voltará ao remetente”, ultimamente tenho recebido minhas compras em 10 dias após a postagem

image801×904 86.7 KB

@teh

De fato melhorou. encomendas do ali chegando em 20 dias.

𝕮𝖆𝖗𝖑𝖔𝖘 ⚯͛ (@IanCarlos)

como sempre BR sendo cadelinha de estrangeiro … e nisso os correios n é diferente. eu nunca entendi pq uma encomenda enviada de um estado ao lado do meu precisa ir pra são paulo (totalmente nada haver pq sou do nordeste) fazer absolutamente nada lá e depois voltar pro destino, sendo que poderia ser beeem mais rápido se viesse diretamente.

enquanto isso minhas encomendas internacionais, ainda mais do Ali tem sido bem rápidas, no máximo 20 dias.

Daniel Borges (@Daniel_Borges)

Melhoraram pois a “água bateu na bunda”. Querem justificar a "não privatização dessa porcaria. Daqui uns anos tá tudo igual de novo.