Corrente no Instagram: como achar, responder ou criar a sua

Tutorial mostra como criar correntes no Instagram ao usar a figurinha "Sua vez"; recurso já foi chamado de "Use a sua" e permite interagir com seguidores pelo Stories

Lupa Charleaux Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 2 semanas
Uma mão segura um celular com o aplicativo do Instagram aberto e exibindo uma figurinha "Sua Vez"
Figurinha de corrente do Instagram (Imagem: Amanda Machado/Tecnoblog)

Uma corrente do Instagram é um recurso que permite aos usuários desafiarem seus seguidores a compartilhar publicações semelhantes em seus stories na rede social.

Para participar, basta tocar no botão “Sua vez” quando ver uma pessoa compartilhando o story com o desafio.

Também é possível criar sua própria corrente acessando a página de criação de um story. É preciso selecionar a figurinha “Sua vez”, definir o tema e fazer a publicação.

A seguir, saiba como encontrar, responder ou criar uma corrente no Instagram.

Como achar correntes no Instagram

É possível achar correntes no Instagram ao pesquisar por usuários que usam a figurinha “Sua vez” ou ao criar um Reel com a figurinha “Sua vez”:

  • Pesquise “Sua vez” no Instagram: acesse a área “Pesquisa” no app para celulares e digite “Sua vez” ou a hashtag “Suavez” para descobrir perfis que postam stories com correntes frequentemente;
  • Crie um Reel com “Sua vez”: ao montar um reel, acesse o menu das ferramentas de criação, representado por uma figurinha, e use a opção “Sua Vez” para encontrar correntes criadas pelos usuários da rede social.

Posso pesquisar por uma corrente específica no Instagram?

Não. O Instagram não permite pesquisar por correntes específicas, apenas por posts que usam a figurinha “Sua vez”. A partir daí, você pode navegar entre as publicações para escolher uma corrente da qual gostaria de participar.

Como responder uma corrente no Instagram

1. Toque em uma corrente “Sua vez” no stories do Instagram

Toque no botão “Sua vez” em um story para começar a responder a corrente no Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como começar a responder uma figurinha "Sua Vez"

2. Use uma foto ou um vídeo para ilustrar a corrente

Toque no ícone central para fazer uma foto ou segure o toque para fazer um vídeo que ilustra a resposta da corrente “Sua vez”.

Caso queira usar uma mídia da galeria do seu celular, toque no ícone no canto inferior esquerdo da tela e selecione uma imagem.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como criar um registro para responder uma figurinha "Sua Vez"

3. Edite o story com a figurinha “Sua vez”

Use as ferramentas do Stories, na parte superior da tela, para editar o seu story com o desafio “Sua vez”. Você pode adicionar textos, avatares, GIFs, efeitos, música e outras categorias de figurinhas do Instagram.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como adicionar novos elementos a resposta de uma figurinha "Sua Vez"

4. Compartilhe a resposta da corrente no Stories do Instagram

Toque no botão branco, no canto inferior direito, para avançar. Escolha compartilhar a resposta do “Sua vez” com todos os seus seguidores ou com Amigos Próximos. Por fim, toque no botão “Compartilhar” para concluir.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como compartilhar a resposta de uma figurinha "Sua Vez"

Como criar uma corrente no Instagram

1. Inicie um Story no Instagram

Abra o app do Instagram no seu celular Android ou iPhone e toque no ícone “+”, no centro da parte inferior da tela, para criar uma publicação. Selecione a opção “Story”, na barra na parte inferior da tela, para continuar.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como criar um story

2. Adicione uma foto ou vídeo para ilustrar a corrente

Toque no botão central para tirar uma foto ou segure o toque para fazer um vídeo e ilustrar a sua corrente no Instagram.

Para usar uma mídia que está no seu celular, toque no ícone no canto esquerdo da tela para acessar a galeria.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como criar um registro para o Story

3. Selecione a figurinha “Sua vez” para criar a corrente

Toque no ícone de figurinhas do Instagram, no canto superior da tela, para ver as opções disponíveis. Então, selecione “Sua vez” para iniciar uma corrente na rede social.

Importante: você também pode usar a figurinha “Sua vez Modelos”. Essa opção permite criar templates mais elaborados para as correntes do Instagram.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como adicionar a figurinha "Sua Vez"

4. Escreva o tema da corrente “Sua vez” no Instagram

No campo “Escreva um comando interativo”, digite o tema da corrente “Sua vez”. Você também pode usar o ícone de dados, embaixo da caixa, para gerar um assunto aleatório para o desafio.

Então, toque em “Concluir” ou no ícone de check (✓), no canto superior direito, para finalizar.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como criar um tema para a figurinha "Sua Vez"

5. Compartilhe o “Sua vez” no Instagram

Toque no ícone branco, no canto inferior direito, para compartilhar a corrente “Sua vez” no Instagram. Escolha enviar o desafio para todos os seus seguidores ou para Amigos Próximos. Por fim, toque no botão “Compartilhar”.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como criar compartilhar a figurinha "Sua Vez"

Por que não consigo usar o recurso “Sua vez” no Instagram?

Há algumas razões que podem impedir você de fazer stories no Instagram usando o adesivo “Sua vez”. Os mais comuns são:

  • Aplicativo desatualizado: a versão do Instagram do seu celular pode ser antiga e incompatível com a função. É necessário atualizar o aplicativo no Android ou iOS;
  • Novo nome: a figurinha “Sua vez” era chamada de “Use a sua”. A alteração ainda confunde os usuários, mas geralmente o recurso é a terceira opção na caixa de figurinhas;
  • Bug temporário: a rede social pode estar com problemas temporários que impedem de usar o adesivo “Sua vez” e outros recursos. A sugestão é criar o conteúdo em outro momento.

Dá para saber quem está participando de uma corrente no Instagram?

Sim. Para ver a lista de usuários participantes basta tocar na figurinha. Você só não poderá ver pessoas que têm um perfil privado no Instagram, publicaram a corrente para a lista Amigos Próximos ou bloquearam você.

Tem como saber quem começou uma corrente no Instagram?

A pessoa que criou o tema da figurinha “Sua vez” será creditada como “Iniciado por” na lista de participantes da corrente no stories do Instagram. Entretanto, o nome do criador pode não ser exibido nos seguintes casos:

  • O story original foi excluído;
  • O autor optou por esconder os créditos da corrente;
  • O criador da corrente excluiu a própria conta no Instagram;
  • O autor do story tem um perfil privado e você não é um seguidor dele;
  • A corrente foi iniciada em um story para Amigos Próximos e você não faz parte da lista do criador;
  • Você bloqueou o perfil do autor da corrente ou vice-versa.

Posso apagar uma corrente que criei no Instagram?

Sim. Você pode excluir uma corrente do Instagram dependendo da figurinha que você usou na criação da corrente:

  • Sua vez (Clássica): é possível apagar o story original e perder o crédito de “Iniciado por”. A corrente continuará ativa enquanto tiver pessoas respondendo ao desafio;
  • Sua vez (Modelos): você tem a opção de apagar o story do Instagram ou somente o modelo usado na corrente. Ao excluir o modelo, a corrente é encerrada para todos os participantes.

O que acontece se eu excluir uma corrente que criei no Instagram?

Há diferentes consequências ao excluir uma corrente conforme a figurinha usada no story do Instagram:

  • Sua vez (Clássica): a corrente continuará existindo enquanto as pessoas seguirem respondendo o desafio. Não é possível excluir a corrente de forma definitiva;
  • Sua vez (Modelos): ao excluir o modelo de template “Sua vez”, a corrente é encerrada e os stories das pessoas que já participaram do desafio são deletados.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados