Ainda falando em Microsoft, a companhia liderada por Steve Ballmer disponibiliza nessa terça um codec relacionado a fotos para Windows. Com ele instalado, o sistema operacional pode não só exibir, mas também editar fotos raw – aquelas que não passam por qualquer tipo de compressão. O Microsoft Camera Codec Pack tem download gratuito e funciona no Windows Vista e Windows 7.

Conforme a MS explica, as fotos raw reproduzem com fidelidade os pixels capturados pelo sensor de imagem da câmera digital. Da mesma forma como a imagem é vista pela câmera, fica armazenada nesse tipo de arquivo. Por isso mesmo ele é tão mais pesado do que qualquer outro formato.

A edição de arquivos raw funciona no Windows Explorer, integrada ao sistema operacional, e na Galeria de Fotos presente no pacote Windows Live Essentials, também oferecido gratuitamente pela Microsoft. Alguns fotógrafos vão dizer: “Como assim editar arquivos raw se eles não podem ser editados?” De acordo com a MS, esse tipo de arquivo funciona como um negativo das fotos e realmente não pode ser editado. Ao modificar uma foto, o Windows e a Galeria de Fotos darão a opção da nova imagem ser armazeada como arquivo JPEG ou JPEG-XR.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Seu comentário não faz o mínimo de sentido hahahaha. Meu windows 7 Home Premium é original. E qualquer photoshop faz isso, logo o CS3 que eu comprei LEGALMENTE bem mais em conta faz tudo que eu preciso. Mas não cospe muito pra cima que pelo seu comentário dá pra perceber que é de uma pessoa que se pudesse pirateava.
Júlio
Aqui a questão é o preço, meu amigo. Você baixou de forma ilegal o seu photoshop, mas tem que gent que não pode pagar, da mesma forma que não pode piratear. Tenho uma empresa e nossos softwares são todos legalizados. Quando você começa a ter que fazer isso, começa a dar valor para os programas hahahaha
Caio Furtado
é um formato mais agressivo: RAWR etc
Erick
Claro que esse programa/codec da Microsoft não é pra edição profissional, calma lá, pessoal. Pra isso cada um já tem seus programas preferidos. A questão aqui é que a Microsoft está oferecendo uma integração melhor com o SO dela! Assim você pode ter thumbnails de forma nativa, sem gambiarras.
RenatoJG
Muitos "decoders" utilizam-se do fonte do dcraw, do Dave Coffin. O da Adobe é um deles.
Alex Ribeiro
Que saco, tenho que migrar para o 7.
Emmanuel Fotógrafo
A utilidade principal desse codec é navegar pelos arquivos Raws com visualização e thumbnails... sem ele, os arquivos ficam todos iguais e você só sabe com qual foto está lidando abrindo um programa de terceiros.
Emmanuel Fotógrafo
Pode salvar em JPEG, GIF, TIFF, PNG... depende do seu uso.
Emmanuel Fotógrafo
Tanto o PS como o Lightroom utilizam o Adobe Camera Raw como "decoder" pra ler os Raws...
Vinnicius
Para RAW a linha da Adobe é realmente muito boa, os produtos como Bridge, Photoshop e Lightroom trabalham muito bem com ele. Codec sem utilidade, se fosse editar um RAW lógico que não salvaria em JPG/JPEG-XR. No mínimo em PNG. Não trabalho com RAW. Mas sei que para trabalhar nele o indicado não seria a Galeria de Fotos ou o Windows Explorer.
Yangm
Perder a qualidade do meu RAW no Paint capado? (leia-se Galeria de fotos) Não obrigado, o Photoshop faz isso muito bem.
Marcelo
Muito bacana, sou bem leigo em fotografia e não conhecia esse formato interessante... Valeu André!
Jairo
Geralmente câmeras DSLR e raríssimas P&S... obviamente fica guardado no cartão de memória !
Jairo
Alias esse codec já tinha passado da hora de ser lançado...
Jairo
Um formato não comprido de fotografias, o formato JPEG é comprimido RAW falando um portugues chulo seria um formato CRU !
Exibir mais comentários