Tudo funcionando lindamente na sua internet, até que você tenta abrir o seu webmail para ver as mensagens mais recentes e descobre que o bendito do Gmail saiu do ar. A cena pode ser rara, mas de vez em quando acontece. Na distante (tomara) próxima vez que algum serviço do Google cair, você tem um novo lugar para verificar se a falha é geral ou só na sua conexão mesmo (às vezes acontece).

A empresa apresentou nessa semana uma nova página de status. A partir dela, os internautas do mundo inteiro podem consultar os diversos serviços que o Google oferece atualmente, como Google Docs, Google Agenda (ou Google Calendar), Google Groups e por aí vai. Está no ar o novo Apps Status Dashboard.

Google Apps Status Dashboard em funcionamento

Não que o Google não fornecesse essas informações antes. É que a página passou por uma reformulação completa, a fim de apresentar melhor as informações referentes aos serviços do Google. De cara, não é preciso entender nenhum esquema complexo para saber que, em 23/09, o Gmail saiu do ar. O tamanho dos pontos em amarelo ou laranja indicam a duração do problema verificado pela empresa.

Ao clicar nos botões, o Google direciona o internauta para a página específica daquele produto com mais detalhes do que aconteceu. Em dadas situações pode até ser que a empresa publique uma explicação formal, em PDF mesmo, com mais informações.

O ideal é que serviços de internet não saiam do ar, tendo em vista a quantidade de gente que depende deles. Querer isso, porém, é irreal. Em algum momento alguma coisa vai sair dos trilhos. Nessas horas é importante que haja transparência, como o Google parece demonstrar com o App Status Dashboard refeito e mais fácil de entender.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo
google never die hheheh
Yangm
Pra quem usa CMD, paciência Spider.
Turdin
Ou pinga, vai pro bar beber enquanto n volta
Ítalo Menezes
apesar de eu acho que o Google não deve dar satisfações, muito bom o dashboard.
@brunogama
Para quem usa bash function down4me() { curl -s "http://www.downforeveryoneorjustme.com/$1" | sed '/just you/!d;s/]*>//g' } no terminal # down4me www.google.com simples. Para quem usa Mac e tem o Alfred Pro existe uma extension que faz o mesmo comando acima só que ele mostra no Growl o resultado
@juanlourenco
Aí você usa o http://downforeveryoneorjustme.com pra confirmar se caiu mesmo (como faço pra qualquer site)
@mau_mesquita
Exatamente a pergunta que eu ia fazer, mesmo porque eu já precisei dessa página e ela estava fora do ar.
@brunogdb
Aí tem ping :P.
Trevix
ai você corre, pq deve ser o fim.
Thássius Veloso
Aí lascou de vez.
Miguel Mascarenhas
E se essa página cair?