Início » Internet » Chrome passa Firefox na corrida dos browsers, diz StatCounter

Chrome passa Firefox na corrida dos browsers, diz StatCounter

Avatar Por

A discussão de qual é o melhor navegador é uma daquelas que tem fortes opiniões de todos os lados. Há quem prefira o Firefox, tem quem gosta do Chrome e existem pessoas que curtem o Safari, o Seamonkey, o Opera e até o IE. Mas indiferente a isso, o Internet Explorer continua dominando a web (já que o Windows vem com ele instalado por padrão), o que acaba fazendo com que o segundo lugar seja bem almejado. E de acordo com o StatCounter, ele acaba de mudar de dono.

Até o mês passado o Firefox reinava soberano no segundo lugar em termos de participação de mercado no mundo. Mas pela primeira vez o Chrome tomou esse lugar, angariando mais usuários do que o navegador da Mozilla. Os dados são da empresa StatCounter e vão divergir dos dados de outras empresas similares, como a NetApplications, por usarem métodos diferentes.

Mas sem mais delongas, vamos aos números: em novembro o Chrome foi usado por 25,69% das pessoas conectadas (contra 25% do mês anterior) e o Firefox teve 25,23% de participação (contra 26,39% de outubro). Os demais suspeitos não mudaram de posição. O Internet Explorer continua no topo com 40,63% e o Safari e o Opera continua em quarto e quinto lugar, com respectivamente 5,92% e 1,82% de participação mundial.

Aqui no Brasil, o Chrome já é mais usado que o Firefox desde maio desse ano, também de acordo com o StatCounter. Esse mês ele se tornou o navegador mais usado no Brasil, ultrapassando o Internet Explorer (que agora tem 34,43% de participação) e conseguindo 39,81%. E não parece que esse cenário vai mudar em breve.

A partir daí podemos fazer toda a sorte de especulações: será que ele vai se manter assim para sempre por causa da dominância da Microsoft e o Internet Explorer ou o Chrome vai disparar e alcançar até o primeiro lugar? Ou ainda, veremos um equilíbrio no futuro com a Mozilla, o Google e a Microsoft disputando o primeiro lugar? Façam suas apostas...

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Riel
U.u Opera 250 milhões de usurarios no mundo todo vamu la Opera melhor de todos. Opera turboooooooo deixa mais rapido a net .
Esri
Olá, ja usei o Internet explorer e uso o 9 mas estou usando o Opera acho ele muito bom alias ele ta em 4 no momento 2012 com mais de 250 milhões de usuarios no mundo inteiro. Agora o chrome passar do Explorer já e meio que inpossivel vamos dizer que o Internet explorer vem em todos os computadores, ate que o usuario conheca outro navegador ele ja atribuiu pelo IE.O mozilla só vai cair apessar das mentiras que cada autualização iria ficar menos pesado ele não tem boas extenções.
O chrome ele não vai conseguir alcançar o Internet explorer poque a´pesar de não ser seguro,da muito erros de plugin e não aguenta muitas abas abertas e muitas extenções.

O chrome deve cair mais e mozilla também.
@fabiohq
se mudar o gráfico da StatCounter pra "bar", ao invés de "line", o Internet Explorer ainda continua em 1º. Alguém reparou?
Rafael
@O outro Guilherme, existiam outros navegadores na época. ;)
Rafael
Não, o Trident já está muito evoluído e mais rápido no IE 9 e 10.
Rafael
@Guilherme claro que não ia dar certo, mas só pelos erros que ia dar e a interface antiquada... E além disso todo mundo com XP já tem, e não pegaria em Vista+. Ou seja, você está fazendo uma comparação porca e é só marketing.
Rafael
Ué, mas nunca muda nada de uma versão pra outra, como piorou?
Rafael
@Claudio H. se foi por isso então a Google está realmente conseguindo foder com a Web aberta promovendo o Chrome e "bloqueando" os outros, e você caiu nessa.
Rafael
Por quê? O simples ato de existir dá direito a louros?
Thiago Sabaia
O Chrome é o melhor navegador que existe, no meu site ele é está em 1° lugar http://lockerz.com/s/161817901
Kowalski
Consumo muito grande! :shock:
Kowalski
@ryuzakixd: Faz pouco tempo, a Mozilla divulgou uns esboços do possível "layout" do Firefox.

Nessas imagens, ele aparece muito parecido com o Chrome, sem o campo de buscas na direita e tendo o contorno das abas arredondado. Porém, essas mudanças seriam implantadas apenas na versão 10 do Firefox segundo a Mozilla.
@leozacche
Então o Firefox é um mártir! Tipo um Tiradentes ou um William Wallace?
@leozacche
Um "quadritongo" ou dois ditongos "hiatados" (lei-au-te)?
@joaocarlossn
o CROME realmente é o nevegador que melhor se comunica com o usuario, outro que com certeza vai bater de lavada no firefox é o Opera. só falta ser corrigido alguns bugs fora isso o opera tem uma interface super amigável melhor que a do firefox e mais rapido tambem.
Rodrigo Fante
Guilherme, faço minhas palavras as suas, aqui em casa o Fx usa menos memória que o Chrome, porém, a sensação ao usar é de que consome o dobro, travadinhas no scrolling, ao mudar de aba, fica sem responder um tempo as vezes, sem falar nos picos de memória e CPU que quase levam a máquina junto pro brejo.
@matheuspaesp
sempre tem o troller :D
Vinicius Kinas
Aparecia no Firefox também, eu lembro de ter visto.
Gabriel
Sim, no OS X é escrito assim também, um "quadritongo". :D
Guilherme Macedo C.
Já que passaram a mão nisso poderiam ter aproveitado e levado na cara dura o Speed Dial do Opera tbm :P
@adrikei
estou com 11 abas e ele está consumindo cerca de 1330,000K (K-bytes?) Segundo o Gerenciador de Tarefas do Windows 1/3 de toda a memória que o sistema está usando.

Concordo que é muito, mas não é de todo ruim.
Vinicius Kinas
Essa opção de busca o Firefox pegou do Opera na cara dura hein?
Aliás, o layout do Firefox desde a versão 4 é uma cópia deslavada do Opera.

huahuahuahuahu
Guilherme Macedo C.
Tô usando a versão 4 aqui na facul e não ocorre esse problema de renderização. No Ubuntu tbm não. Não sei se há diferença no Mac OS X, ou coisa assim.
Guilherme Macedo C.
Mas tbm, IE6 é uma aberração da informática. Mesmo assim ainda dominou por muito tempo, mesmo tendo o Firefox, o Mozilla (agora SeaMonkey) e o Netscape by AOL.
Guilherme Macedo C.
Bola de cristal foi comprada onde? hehe :P
Guilherme Macedo C.
1 - Tbm dá pra fazer isso no Firefox. Ou coloca "?" antes do q quer pesquisar ou vai lá na configuração de busca e veja as palavras-chave. Por exemplo, "g o que quer buscar" (Google) ou "y o que quer buscar" (Yahoo), etc. No meu caso ainda nem precisa disso pq uso o DNS Google :)

2 - É. Se preferir a navegação assim daí o Chrome é melhor.

3 - Firefox desde a versão 4 é minimalista. Barra de endereço, abas e botão de menu, como no Chrome, Opera e outros.

Só acho uma falta grave algo como o "Speed Dial". Firefox simplesmente não tem.
@TatoGomes
Aeee, tamo na liderança ainda! Uhuuu! =S

Just joking! #ManAtWork
@ryuzakixd
Uso Chrome por 2 motivos básicos:

1 - Engine de busca. Eu não preciso de um campo de texto separado da barra de endereços para fazer buscas. Configurei atalhos para a wikipedia em 2 idiomas e outros sites no qual faço buscas constantes. Sem usar o mouse.

2 - Navegação anônima no Firefox é horrível. Ele fecha tudo que estiver aberto e abre uma única aba anônima (pode-se abrir mais depois). Chrome mantém o que já estava aberto.


Isso sem contar interface, que acho mais limpa e minimalista (não preciso de tantos botões). Uso de memória chega a ser algo chato, mas como é igual em praticamente qualquer browser, vou de Chrome.
Guilherme Fernandes
[Na voz do Doctor (Who)]: What?! WHAT?! Usuário de Safari no Windows? Existe mesmo! O-:
Guilherme Fernandes
Discordo - não é só marketing. Se a MSFT fizesse a mesma campanha publicitária do Chrome, mas para o IE6, seria difícil dar certo.
Um outro aspecto muito importante é a percepção do usuário - mesmo se a diferença real entre eles for *zero*, as pessoas tendem a preferir aquilo que elas "sentem" ser mais rápido. Creio que essa diferença vai muito para escolhas do tipo: "renderizar imagens ou o texto primeiro - ou tudo junto?".
Guilherme Fernandes
Sendo **bem** chato, o uso do termo está correto: se todo mundo usa modem para acesso à internet e o número de pessoas com acesso à internet está crescendo, o uso de internet (que ocorre via modem) cresceu muito hehe
Só não é o sentido que ele queria (eu ainda não sei qual é esse =P)
Guilherme Fernandes
Meu problema com o Firefox não é a leveza - ele realmente é tão rápido quanto o Chrome (ou ligeiramente mais) e consome mais ou menos o mesmo tanto de memória*. Minha birra com o Firefox é no quesito responsividade (ao menos no OS X): se você fizer scrolling muito rápido, consegue ver grandes áreas brancas, ainda não renderizadas pelo Gecko; outro ponto é a passagem de um site para outro - parece que há uma demora acima do normal para começar a abrir as páginas (não presente no Chrome nem no Safari).

*Observação: no OS X, o Chrome ainda consome menos memória que o Firefox quando o plugin do Flash é desabilitado em ambos. A versão do Flash embutida no Chrome - sei lá por quê - consome mais memória que a instalável obtida direto da Adobe.
Guilherme Fernandes
Control + Z para reabrir (apenas) uma aba (-:
@yagogabriell
Firefox era bom quando todos eram ruins.
O chrome só foi bom até a versão 13 as últimas estão um lixo total.. o firefox até ficou melhor..cada com seu cada um né..
jon
Se velocidade fosse determinante o Opera não teria só 1% há 10-15 anos.
jon
Acredito que seja porque o anúncio do Chrome na home do Google só aparece no IE (eu pelo menos nunca vi no firefox).
Guilherme Macedo C.
Não sei o que acontece aí, mas aqui Firefox é "clicou, abriu", é rápido pra renderizar as páginas (na verdade todos os navegadores são. A diferença é imperceptível) e como mostrei centenas de vezes (acho q nem preciso mostrar a imagem de novo) ele consume o mesmo de memória que o Chrome (na verdade até menos, mas a diferença é pouca) e gerencia a memória muito bem.
Rodrigo Fante
Bom aqui é o contrário, devo morar em um buraco negro em uma realidade paralela.
Guilherme Macedo C.
O pior é saber que a diferença de velocidade entre IE, Firefox, Chrome, Opera e outros não passam de milissegundos. Em resumo, marketing é tudo.
Guilherme Macedo C.
Nos smartphones Opera é rei :P
Guilherme Macedo C.
Lembro do Gazelle. Só não sei no que deu o projeto.
Guilherme Macedo C.
Firefox é ótimo. É rápido, leve e funcional. Dizer o contrário não condiz com a realidade.
Guilherme Macedo C.
Ainda é muito.
Hugo
Estranho. Aqqui acontece nos dois notes e no desktop. Só pra constar, não ocorre em todas as páginas.
Vinicius Kinas
Dá pra dizer que o marketing do Google é infinitamente maior, já que eu nunca vi na vida propaganda offline do Opera ou do Firefox.
Vinicius Kinas
O mercado de agora já está muito mais regulado do que costumava ser.

45% contra 25% e 25% são marketshares excelentes, e tem muitos serviços em que a distribuição não é tão "justa" (alô Intel/AMD).

O reflexo disso é visível no IE9 e no FF4. Que tiveram que se reinventar pra continuar no páreo.
tchones
Já eu imaginei que era conexão dial-up...

E o termo Modem nessa frase esta errado, já que todo mundo usa modem (Speedy, Virtua, Ajato, Velox, GVT), cada um com a sua tecnologia.
tchones
Comecei a usar o Rockmelt quando o Firefox travava constantemente e eu estava (ou estou ainda) viciado no facebook. Pronto, uni o útil ao agradável e agora não consigo larga-lo.
jrk
Não percebo diferença entre Firefox e Chrome. Já o IE9 qq coisa começa um I/O inacreditável no HD.
jrk
Será que já dá pra reabrir aba?
Claudio H.
Fato, eu mesmo já usei muito, só deixei de usá-lo por causa da renderização cagada de 90% dos serviços que eu uso (né Google).
Vinnicius
Junto com o Rockmelt vem alguns outros modificados. O Comodo Dragon e o Zip-Zap também são baseados no Chromium.
Marcelo
Comercial do Chrome com a LadyGaga / Resultado: Todos os Little Monsters foram usar o Chrome por que a Gaga prefere :O
Vinnicius
Sinto me emocionado. o relato (exageradamente) fiel do Fante me fez lembrar dos velhos tempos de firefox 3.6. Deveria escrever um livro das aventuras da nossa querida raposa nos tempos da tirania de um troll chamado Internet Explorer 6.
Vinnicius
O firefox continua muito bom, mas, infelizmente, o marketing do Google é (MUITO MAIOR)melhor... e só.
Rodrigo Fante
O capítulo 2 é o melhor, a ascensão do império Firefoxiano.
Vinicius Kinas
O Opera é o Linux dos navegadores.

Melhor, mais completo, mais rápido e nunca decola. rs.
Vinicius Kinas
Velocidade tem custo. :)
@denirocha
A constatação da rapidez do Chrome se espalhou como um rastilho de pólvora no Brasil e, por incresça que parível, "de baixo pra cima". Em cada lan house, em cada precária conexão via rádio, nos rincões deste país em inclusão, de repente só se falava "naquele navegador que deixa a internet mais rápida". Descontados o exagero e a confusão entre velocidade de conexão e agilidade do navegador, realmente, pra quem conta os Kbps como gotas preciosas, a esperteza do Chrome tem seu mérito.
Eu, mesmo tendo adentrado recentemente ao mundo feliz da banda larga de verdade, estou usando o Chrome por outras características e gostando, mas minha cabeça ainda funciona no modo FF. Sinto falta de umas extensões que me davam muita produtividade.
Kowalski
Segundo a interpretação que fiz do texto, nosso colega Sullivan parece estar falando dos modens 3G. :D
Kowalski
Esse é apenas um trecho do livro que Rodrigo Fante, filósofo, futurólogo e vizinho da Bia Kunze, está escrevendo sobre nosso lendário Firefox. :lol:
Kowalski
Saiu a versão 5.1.2 do Safari para Windows ontem. :)
Kowalski
No entanto, o Chrome está se tornando cada vez mais devorador de memória e espaço no HD.
Kowalski
O Chrome deve boa parte do sucesso ao "marketing" pesado feito na mídia ultimamente. Vejo muitas pessoas que acabaram de comprar o primeiro PC, usando o navegador do Google.
Yangm
ou não.
@brunogdb
Vamos lá Chrome, derrubando o IEca! \o/
EDI LOPES
o Chrome vai bater na casa dos 50%
O Safari nunca vai ser maior do que a participacao dos aparelhos da Apple.
o IE vai ficar brigando com o FF pelo segundo lugar e digo um segundo lugar bemmm longe do Chrome.
Yangm
Porém daora está errado.
Ráaah
Ítalo Menezes
mesma coisa pra mim, muito rápido.
Uso o firefox só pra debugar alguns sistemas web, e raramente, pro echofon, ja que não gosto muito do tweetdeck no chrome.
Rodrigo Fante
Aqui não tem esse problema, ao mudar a aba vejo a página imediatamente.
bawlaw
...vc poderia escrever um livro épico sobre..... browsers.. xD
Hugo
O chrome tá roubando mais users do IE do que do firefox. Ele, apesar de ser um bom navegador demora muito pra renderizar as páginas (ao mudar de uma aba pra outra percebe-se isto), o que me incomoda um pouco. Isto e algo que não ocorre no firefox.
bawlaw
dai ficou ruim e agora está ótimo.
bawlaw
eu nunca me conformei com o aportuguesamento da palavra "Football" para "Futebol"

Football ao menos faz sentido em uma lingua
Futebol não faz sentido algum.
Scott
A grande questão é: internet via modem ADSL, internet via modem dial up ou internet via modem 3G?
paulorazia
o @Rodrigo Fante, exagerou nessa analogia! kkkkk
Scott
Falei do Safari pra Windows, porque né.
Scott
Safari? Sério? O Safari para Windows é uma piada.
paulorazia
é ate engraçado de se ver escrito leiaute
Rodrigo Fante
Concordo plenamente, correto, porém horrível.
Turdin
Que coisa horrível isso
Rodrigo Fante
Embora o uso da palavra em inglês layout seja comum, em bom português, leiaute é correto.
@Joyce_Felipe
O IE dco cmputador da minha casa praticamente não funciona.
Rodrigo Fante
Safari no windows é muito ruim, uso no mac, mas no Windows é difícil aguentar;
Rafael Marcon
Queria saber quanto do uso do Safari é em windows
Rodrigo Fante
Exato, não quero ninguém dominando, mas pelo menos 3 em posições próximas.
Rodrigo Fante
Aqui em casa o Firefox ficou jogado em um canto escuro, de onde sai apenas para testes de websites.

As vezes de madrugada, quando o silêncio impera juro ouvir um soluço que anuncia um choro que nunca chega vindo de sua direção, mas olho para ele e continua lá, encolhido, orgulhoso pelo feito do passado, por ter desafiado ao IE, mas hoje, sabe, não passa de um sábio de glórias passadas.

O mundo não trata seus heróis como antigamente, basta um navegador mais bonito, moderno, estável aparecer, para que o velho guerreiro seja expulso de volta para a floresta, run forest, run.
Turdin
leiaute, sério mesmo?
@Sullivan_Manaus
O que está acontecendo é que no Brasil o uso de internet via MODEM cresceu muito e a velocidade da internet via modem não é das melhores e com o Internet Explorer é pior ainda, assim como eu outros usuários de internet via modem, sacaram que usando o Chrome a velocidade se torna mais rápida. Prefiro o Chrome e não troco por nenhum outro, só acho que tem que melhorar na impressão de página que no I.E ainda é bem melhor!
Marcelo
Quem vai dominar não sei, mas espero que os 3 (Firefox, IE e Chrome) fiquem próximos um do outro, pra sempre. Por 2 motivos:

1 - Forçar que as páginas tenha mais padrão, de modo que rodem legal nos 3. Afinal, ao desenvolver um site, os desenvolvedores vão querer que ele abra nos 3 navegadores mais usados.

2 - Eles sendo diferentes entre si nas suas entranhas, faz com que vírus e trojans dos sites tirem proveito da falha de 1 ou outro, mas dificilmente os 3 ao mesmo tempo. Com o mercado dividido em 3, essas pragas se espalhariam mais devagar do que era antigamente, onde uma praga de IE se espalhava por 90% dos usuários.

Todo mundo sai ganhando, com 3 browser na briga pra sempre :)
Vinicius Alves
Bom até hoje uso muito o FF mas só até o Chrome disponibilizar os add-ons que utilizo então passo pra ele! Atualmente utilizo os dois mas o FF em primeiro.
onlydown
Uso o rockmelt, excelente para midias sociais. Ele é um chrome modificado ;)
José Roberto Correia
Os comentários aí de cima da galera que usa Firefox são os melhores.
To rindo pra sempre.
Rodrigo Fante
Se eu fosse a Microsoft mandava tudo para o espaço, aderia ao Webkit e faria dele a base para um novo navegador, Windows Browser 2012 Ultimate Premium.
@superdereck
se eu fosse a microsoft abandonaria o IE e fecharia uma parceria com outro navegador.
Rodrigo Fante
Acho que o Chrome chega nos 30% depois tende a estabilizar em 30 e poucos porcento, Firefox deve ficar abaixo dos 20%, mas logo abaixo, 18,19,20, por aí, IE vai ficar nos 30 e poucos porcento também, talvez 20 e muitos, mas ali em segundo.

Safari vai continuar subindo, acredito que em algum momento toque nos 10%.
Thiago Leite
A fidelidade dos usuários do Opera é cativante.
jacques
Uso ambos aqui, porém o chrome como principal e o firefox como secundário (muitas vezes com proxy).

O chrome é rápido e minimalista, porém peca bastante na qualidade de renderização de páginas e vez por outra sinto falta das extensões do firefox, principalmente as relacionadas com gerenciador de download.

Enfim, é sempre bom ter ambos instalados, ao menos, grande maioria dos sites rodam perfeitamente em ambos, exceto alguns sites porcarias (viu vivo?) que ainda dependem do IE.
lukeskymac
Usava ele na minha partição Windows, mas tenho sérios problemas contra a Google e o Chrome tem estado cada vez mais bugado.
Pedro Silva
O Firefox era um navegador bom. Agora tá que nem piru de velho. Lento demais! Fala sério.
Exibir mais comentários