Início » Brasil » Anatel pretende fechar o cerco aos celulares xing-lings

Anatel pretende fechar o cerco aos celulares xing-lings

Agência estuda exigir que operadoras validem IMEI do celular antes de ativá-lo na rede.

Avatar Por

Uma reportagem escrita por Karla Mendes e publicada na terça-feira pelo Jornal da Tarde, que circula somente em São Paulo, mostra que o caminho para que os celulares xing-lings cheguem ao país tende a ficar mais tortuoso graças à atuação mais presente da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. A agência estuda colocar em prática regras mais rígidas para que os celulares chineses nem cheguem ao território nacional.

Quem explicou as medidas à repórter foi o ministro Paulo Bernardo, da pasta de Comunicações. Ele alega que muitos dos aparelhos apresentam problemas. A Anatel só fica sabendo disso depois que o consumidor já levou o celular para a casa, ligou-o na tomada e correu risco de ter uma explosão que coloque fogo na casa — dramatização por minha conta.

HiPhone

Com a presença mais forte da agência haveria a necessidade de contatar a Anatel para dar anuência a produtos que tentam o processo de importação. Se o produto for de qualidade mesmo, sem problema. Entra no país. Caso seja ruim, não procederá e ficará a ver navios — ou pegará o navio de volta para sua terra de origem, normalmente a logínqua China.

Para atender às exigências da Anatel um celular tem que passar pelo processo de certificação e homologação, sobre os quais o Rafael Silva escreveu em dois artigos (parte 1 e parte 2) bastante completos aqui no site.

Essa é a primeira atitude que o governo federal pretende tomar para evitar a invasão dos aparelhos de má qualidade. A outra será diretamente com as operadoras de telefonia, que ficarão obrigadas a consultar o IMEI do celular antes de ativá-lo na rede. Para quem não sabe, o IMEI é a identificação única de cada celular no mundo. As operadoras e o governo podem, em tese, manter um banco de dados compartilhado sobre quais IMEIs são válidos ou não.

Somente os IMEIs de aparelhos certificados e homologados pela agência serão aceitos pela Claro, Oi, TIM, Vivo e demais operadoras.

As medidas são interessantes e visam a proteger o consumidor. Tem gente que certamente não conhece as diretrizes do governo para a entrada de celulares no país. Compram celular “Made in China” achando que qualquer coisa está valendo, quando na verdade não está. A primeira medida, depender da anuência da Anatel para proceder com a importação, já evita que aparelhos ruins cheguem por aqui.

A segunda medida tem, por sua vez, a chance de acabar com o mercado negro de celulares. Principalmente porque tem aparelho que chega ao Brasil através de rotas e caminhos tão tortos que é melhor nem comentar. De quebra, ainda protege as empresas locais, que produzem localmente seus celulares ou importam da maneira correta, de fabricantes desconhecidos que estão dando uma banana para os tributos e o padrão de qualidade mínimo exigidos no Brasil.

Se a decisão for tocada com seriedade algo me diz que os HiPhones estão com os dias contados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Carlos
Compram celular “Made in China” achando que qualquer coisa está valendo, quando na verdade não está. Apple tem fabricas na china. Nike tem fábricas na china. Xiaomi, Huawei tem celulares com hardware ABSURDOS qualidade ABSURDA, e muitas vezes metade ou menos da metade dos preços. Mas "é para proteger os consumidores" kkk okay
kmkzneguin
Eu só quero entender uma coisa. O que a ANATEL entende por "xing ling's", afinal hoje em dia existem grandes fabricantes de celulares que são pouco conhecidas por boa parte da população. Ex: Huawei, Zoppo, HTC entre outras. E essas fabricantes? Vão ser consideradas "xing ling's" tbm ?
Marco Marco
IMPRESSIONANTE!. E tem gente que apoia! Agora a Anatel que nuca fez nada de bom até hoje, parece empregada das operados. Já perdoou multas das operadoras, já tem a cobrança mal explicada do pré-pago com fim dos créditos. Agora vai escolher o aparelho que eu vou comprar. Ora por favor.
marcoyou174
nada contra a medida do governo só que antes disso deveria ver o custo brasil si compra iphone lançamento por duzentos dólar no EUA, outra coisa importante é principal ou único fornecedor de equipamento para telefonia no Brasil é a China e esse mercado movimenta bilhões de dólar sera que Anatel tem mesmo poder para isso.
Déga Daniel
ICHiiii...laskooo...geral
Guilherme Fachini
Ivanio S. Oliveira ...serio que tem gente que acredita nessa conversa fiada da Anabosta ...cara meu aparelho usa a mesma bateria da htc ...vc sabe quem e dona da hero e da eyo ? ainda falo mais ...ate a embalagem es mesma ..sai tudo do mesmo lugar ...essa ea tentativa falha do governo de proteger esse mercado corrupto no Brasil ...e mesmo que emitisse ..e um direito meu comprar oque eu bem entender ...desculpe estou muito feliz com o meu chines ..que custou metate do preço ..veio pelo paraguai ...e faz a mesma coisa que aquele comprado na loja da oi com 100000% de imposto
Ivanio S. Oliveira
se o sinal é melhor e a qualidade do aparelho é baixa significa que está emitindo mais SAR do que o ministério da Saúde recomenda e o qual é controlado pela ANATEL. Mas não deve ser problema para o brasileiro, ele adoro um carcerzinho no cérebro de vez em quando. Se comprar, torça pra quebrar logo, menas radiação melhor.
Joelson Silva
esse negocio que anatel esta cometado e pura metira essa corvesa e velha isso nao vai da em nada
Roque Santos
Presid Dilma nao deixe isso acomtecer quem comp pirata e povo pobre ricos nao compra ching eu acho deve repencar e abisurdo
José Geraldo Dinker
eu tenho um celular chines mais é homologado pela anatel. É da marca meotec note 2 a9300 mais ele tem o selo de sertificação da anatel. celulares chineses tambem podem ser bons
Ariosvaldo Da Silva Pita Barreto
eu ate concordo com a linha dura sobre os ching ling então porque os fabricantes brasileiro , eo governo não baixam os preços do original assim todo mundo vai ter condições de comprar e preferir um orginal a um ching ling.
Renato André
E tudo bem que proibam a venda desses telefones assim, mais quem já tem não merece ser prejudicado com Bloqueio nenhum, VAMOS FAZER PROTESTOS NA ANATEL PRA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA COM AS PESSOAS, POIS HOJE TENHO UM IPHONE 5, MAIS AMANHÃ POSSO TER UM XING LING COMO SEMPRE TIVE E NÃO ME ARREPENDO DE TER TIDO..
Renato André
Isso é um absurdo, telefones xing ling são ótimos, basta ser bem cuidado, tive 2 e eram ótimos, Ninguém tem dinheiro pra comprar celular de 1,000 pra cima como quem vai na feira e compra 1,00 de coentro a Anatel deveria era fazer outras coisas de urgência como melhorar sinal, melhorar a internet móvel entre outros e outra coisa, se xing ling apresenta todos esses riscos, beleza.. COMPRA QUEM QUER..
@
É , até parece que a Anatel está muito preocupada com o consumidor brasileiro! Quase tudo que usamos é produzido na China! Baita hipocrisia!
Weseley da Silva
isso mesmo guilherme dar um novo pra nox eles nao da neh ? eles so quer fazer a gent gasta mais dinheiro com um original pra quando vc moska e se roubado eses filha da puta so quero se eles vai bloquea o meu o unico poblea do xing ling e q pega sonal fraco da red da operadora nao e verdade ?
Exibir mais comentários