Início » Brasil » Anatel pretende fechar o cerco aos celulares xing-lings

Anatel pretende fechar o cerco aos celulares xing-lings

Agência estuda exigir que operadoras validem IMEI do celular antes de ativá-lo na rede.

Avatar Por

Uma reportagem escrita por Karla Mendes e publicada na terça-feira pelo Jornal da Tarde, que circula somente em São Paulo, mostra que o caminho para que os celulares xing-lings cheguem ao país tende a ficar mais tortuoso graças à atuação mais presente da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. A agência estuda colocar em prática regras mais rígidas para que os celulares chineses nem cheguem ao território nacional.

Quem explicou as medidas à repórter foi o ministro Paulo Bernardo, da pasta de Comunicações. Ele alega que muitos dos aparelhos apresentam problemas. A Anatel só fica sabendo disso depois que o consumidor já levou o celular para a casa, ligou-o na tomada e correu risco de ter uma explosão que coloque fogo na casa — dramatização por minha conta.

HiPhone

Com a presença mais forte da agência haveria a necessidade de contatar a Anatel para dar anuência a produtos que tentam o processo de importação. Se o produto for de qualidade mesmo, sem problema. Entra no país. Caso seja ruim, não procederá e ficará a ver navios — ou pegará o navio de volta para sua terra de origem, normalmente a logínqua China.

Para atender às exigências da Anatel um celular tem que passar pelo processo de certificação e homologação, sobre os quais o Rafael Silva escreveu em dois artigos (parte 1 e parte 2) bastante completos aqui no site.

Essa é a primeira atitude que o governo federal pretende tomar para evitar a invasão dos aparelhos de má qualidade. A outra será diretamente com as operadoras de telefonia, que ficarão obrigadas a consultar o IMEI do celular antes de ativá-lo na rede. Para quem não sabe, o IMEI é a identificação única de cada celular no mundo. As operadoras e o governo podem, em tese, manter um banco de dados compartilhado sobre quais IMEIs são válidos ou não.

Somente os IMEIs de aparelhos certificados e homologados pela agência serão aceitos pela Claro, Oi, TIM, Vivo e demais operadoras.

As medidas são interessantes e visam a proteger o consumidor. Tem gente que certamente não conhece as diretrizes do governo para a entrada de celulares no país. Compram celular "Made in China" achando que qualquer coisa está valendo, quando na verdade não está. A primeira medida, depender da anuência da Anatel para proceder com a importação, já evita que aparelhos ruins cheguem por aqui.

A segunda medida tem, por sua vez, a chance de acabar com o mercado negro de celulares. Principalmente porque tem aparelho que chega ao Brasil através de rotas e caminhos tão tortos que é melhor nem comentar. De quebra, ainda protege as empresas locais, que produzem localmente seus celulares ou importam da maneira correta, de fabricantes desconhecidos que estão dando uma banana para os tributos e o padrão de qualidade mínimo exigidos no Brasil.

Se a decisão for tocada com seriedade algo me diz que os HiPhones estão com os dias contados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Carlos

Compram celular “Made in China” achando que qualquer coisa está valendo, quando na verdade não está.
Apple tem fabricas na china.
Nike tem fábricas na china.
Xiaomi, Huawei tem celulares com hardware ABSURDOS qualidade ABSURDA, e muitas vezes metade ou menos da metade dos preços.

Mas "é para proteger os consumidores" kkk okay

Anderson Carlos
Compram celular “Made in China” achando que qualquer coisa está valendo, quando na verdade não está. Apple tem fabricas na china. Nike tem fábricas na china. Xiaomi, Huawei tem celulares com hardware ABSURDOS qualidade ABSURDA, e muitas vezes metade ou menos da metade dos preços. Mas "é para proteger os consumidores" kkk okay
kmkzneguin
Eu só quero entender uma coisa. O que a ANATEL entende por "xing ling's", afinal hoje em dia existem grandes fabricantes de celulares que são pouco conhecidas por boa parte da população. Ex: Huawei, Zoppo, HTC entre outras. E essas fabricantes? Vão ser consideradas "xing ling's" tbm ?
Marco Marco
IMPRESSIONANTE!. E tem gente que apoia! Agora a Anatel que nuca fez nada de bom até hoje, parece empregada das operados. Já perdoou multas das operadoras, já tem a cobrança mal explicada do pré-pago com fim dos créditos. Agora vai escolher o aparelho que eu vou comprar. Ora por favor.
marcoyou174
nada contra a medida do governo só que antes disso deveria ver o custo brasil si compra iphone lançamento por duzentos dólar no EUA, outra coisa importante é principal ou único fornecedor de equipamento para telefonia no Brasil é a China e esse mercado movimenta bilhões de dólar sera que Anatel tem mesmo poder para isso.
Déga Daniel
ICHiiii...laskooo...geral
Guilherme Fachini
Ivanio S. Oliveira ...serio que tem gente que acredita nessa conversa fiada da Anabosta ...cara meu aparelho usa a mesma bateria da htc ...vc sabe quem e dona da hero e da eyo ? ainda falo mais ...ate a embalagem es mesma ..sai tudo do mesmo lugar ...essa ea tentativa falha do governo de proteger esse mercado corrupto no Brasil ...e mesmo que emitisse ..e um direito meu comprar oque eu bem entender ...desculpe estou muito feliz com o meu chines ..que custou metate do preço ..veio pelo paraguai ...e faz a mesma coisa que aquele comprado na loja da oi com 100000% de imposto
Ivanio S. Oliveira
se o sinal é melhor e a qualidade do aparelho é baixa significa que está emitindo mais SAR do que o ministério da Saúde recomenda e o qual é controlado pela ANATEL. Mas não deve ser problema para o brasileiro, ele adoro um carcerzinho no cérebro de vez em quando. Se comprar, torça pra quebrar logo, menas radiação melhor.
Joelson Silva
esse negocio que anatel esta cometado e pura metira essa corvesa e velha isso nao vai da em nada
Roque Santos
Presid Dilma nao deixe isso acomtecer quem comp pirata e povo pobre ricos nao compra ching eu acho deve repencar e abisurdo
José Geraldo Dinker
eu tenho um celular chines mais é homologado pela anatel. É da marca meotec note 2 a9300 mais ele tem o selo de sertificação da anatel. celulares chineses tambem podem ser bons
Ariosvaldo Da Silva Pita Barreto
eu ate concordo com a linha dura sobre os ching ling então porque os fabricantes brasileiro , eo governo não baixam os preços do original assim todo mundo vai ter condições de comprar e preferir um orginal a um ching ling.
Renato André
E tudo bem que proibam a venda desses telefones assim, mais quem já tem não merece ser prejudicado com Bloqueio nenhum, VAMOS FAZER PROTESTOS NA ANATEL PRA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA COM AS PESSOAS, POIS HOJE TENHO UM IPHONE 5, MAIS AMANHÃ POSSO TER UM XING LING COMO SEMPRE TIVE E NÃO ME ARREPENDO DE TER TIDO..
Renato André
Isso é um absurdo, telefones xing ling são ótimos, basta ser bem cuidado, tive 2 e eram ótimos, Ninguém tem dinheiro pra comprar celular de 1,000 pra cima como quem vai na feira e compra 1,00 de coentro a Anatel deveria era fazer outras coisas de urgência como melhorar sinal, melhorar a internet móvel entre outros e outra coisa, se xing ling apresenta todos esses riscos, beleza.. COMPRA QUEM QUER..
@
É , até parece que a Anatel está muito preocupada com o consumidor brasileiro! Quase tudo que usamos é produzido na China! Baita hipocrisia!
Weseley da Silva
isso mesmo guilherme dar um novo pra nox eles nao da neh ? eles so quer fazer a gent gasta mais dinheiro com um original pra quando vc moska e se roubado eses filha da puta so quero se eles vai bloquea o meu o unico poblea do xing ling e q pega sonal fraco da red da operadora nao e verdade ?
Weseley da Silva
sabe oque eu queria disse pra essa porra de anatel? mandar ela si fuder essa desgraca meu celular e xing ling e o unico poblema dele q so pega um ponto de red da operadora mais ele e bom e nao da poblema desgrassa nenhuma esse filha da puta ai da anatel q tem fogo nu cu entao quando chega 2014 eu vou perde meu xing ling ? quero ver entao so porq eles quer neh tira os celular barato eles q neh mais da um bomm pra noix eles nao da esse desgracados vou fazer de tudo pra essa desgraca da antel nao desativa meu chig ling tenho muito grana pra fazer liberar pelomenos o meu
Edu Nelli
ahahaha... Essa Anatel sempre preocupada em agradar as operadoras. Agora quem quiser um celular de ponta, terá que comprar os da OI, Claro, TIM ou Vivo, ou seja, a preços absurdos. O americano ganha muito mais que nós brasileiros e paga muito menos em um Iphone, por exemplo. Se o governo quer realmente proteger o consumidor, diminua os impostos abusivos e criminosos que pagamos sobre tudo que compramos. Como sempre o povo que se f***
Carlos Alberto Sousa Silva
quem e anatel neste pais cheio de politicos e outros desonestos que nunca vao pra cadeia. a propria anatel nao da conta de coisas mais serias que colocam a vida de milhares de pessoas quando estao voando.
Guilherme Fachini
onde que telefone chines e sinal de má qualidade ? ja tive 2 aparelhos muito bons por sinal , que coloca alguns modelos da nokia , lg no bolso ..que por sinal e um roubo nesse pais de merda ..a Anatel nao preocupa em melhorar o 3g ..mas e ferrar o nosso bolso , acabando com a diversidade do mercado ela que ...vergonha de ser Brasileiro ...
Fabiana Barroso
eu consigo fazer mas receber de jeito nenhum
Daniella Costa
Não acredito "niço" também.
Karline Passos
acho um aputaria
Alisson Silva Barbosa
Muito bom pra acabar com a concorrência, e o preço dos aparelhos tupiniquins chegarem as alturas...
Alessandro Felippe
eu acredito niço sim pois des de o dia 19 / 07 / 2013 eu nao estou mais conseguindo fazer ligaçoes no meu celular conpricado isso .
Donizete Trindade
Tudo isso é por causa da ganancia pelo dinheiro em cobrar impostos em tudo...Cade os direitos de ser livres de cada ser humano? Depois dizem que a escravidão acabou...rarara Deus deu a cada ser humano o livre arbítrio e eles os tiraram.
José
Que preocupação com consumidores que nada, isso é mais uma forma deles lucrarem com impostos, porque dar problema as marcas famosas tambem da e o pior de tudo é que quando da um problema o conserto fica carissimo, sem contar nos preços, e o direito de livre escolha de todo cidadão onde fica? É assim com os pneus, o valor de um pneu aqui no Brasil da pra comprar dois chines e ainda sobra dindim, e a qualidade de algumas marca são tão melhores como as marcas fomosas brasileiras, tirem pelo menos a metade dos impostos nas mercadorias que duvido quem vai trocar um celular Nokia por um MOX, ou um pneu Pirelli por um Kenda que na minha opinião nos dois exemplos as duas marcas chinesas são bem melhores doque as de marca brasileiras. Tenho uma assistencia tecnica em celulares e vendo aparelhos brasileiros e chineses, cito como exemplo esse mes não tive retorno de garantia de nenhum aparelhos chines e por coencidencia hoje ja perdi dois LG a190 com problemas de conexão e problemas no display, nos dois casos os clientes preferiram levar um aparelho chines em troca por serem mais completos e com preço compativel com um lg barrelinha como esse.
j rodrigues
So para completar os comentarios acima. Sou importador e fui ate o final de uma procura que seria o preço para homologar e conseguir o certificado para celulares. Alem de demorar de 6 a 10 meses para ficar pronto, essa homologaçao nao saira por menos de 48.000.00 mil reais. Encontrei ate por 70.000.00. Isso seria para um aparelho, um segundo aparelho considerado da mesma familia, eu diria com as mesmas configurações sairia por 4.500.00. Ah! Alem disse existe uma tal de manutençao de certificado que vai custar em torno de 2.80000 reais por ano pelo aparelho homologaddo. E tem mais mesmo que o importador receba a autorizaçao de uma compania que ja tenha um aparelho homologado no, a mesma homologaçao nao server para o exportador, ele teria que tirar um outro certificad exclusivo para sua compania de importaçao, ou seja, quem quer importar tem que homologar. Espero ter ajudado de alguma forma.
flavio
se a anatel acabar com os xingi-linges as marcas de celulares famosas nao vao almentar os preços dos celulares.mas por outro lado vai ser bom
Andre
Há alguma justificativa plausível para os celulares top e caríssimos não oferecerem algo tão simples e tão bom como TV digital? Somente os techbobos para acharem isso normal. Viva os celulares com 4 chips e com Tv! Bom para o consumidor é ter escolha. Isso deveria ser óbvio! No fundo parece haver uma certa inveja daqueles q pagam bem menos e usufruem de mais recursos por não se importarem com marcas famosas.
Fernando
Só façam isso se forem baratear o preço dos aparelhos regulamentados. Proposta ridícula. Ninguem compra um xingling por 50 reais porque quer, só compra ele pq o equivalente de pedigree custa 500.
gui
isso é ótimo! faz igual ao que fizeram com os carros! proibem os chineses, e ai finalmente as empresas vao poder elevar o preco dos celulares para um patamar mais justo! por que concorrencia nao da nao ne?
Ramon Melo
Tipo pagando a taxa na alfândega? Acho que vai acabar também, porque só os aparelhos que a ANATEL permitir vão funcionar. Talvez dê para ativar aparelhos estrangeiros de modelos que foram lançados por aqui, mas ainda assim vai ser uma grande perda para os consumidores. A lista de bons aparelhos que não deram as caras por aqui é imensa: Galaxy Nexus, Lumia 710/800, HTC Sensation, HTC Rezound, LG Nitro HD, Xperia Active, etc.
@leozacche
E quanto à importação LEGAL???
@leozacche
Sim. Como de costume, paga o justo pelo pecador.
Marcio Neves Machado
No cenário 2, dependerá: se o cara possui roaming internacional o chip será reconhecido como tal, e talvez as operadoras liberem diretamente. AGORA, se o gringo compra um chip pré-pago de uma das quatro para usar localmente, como quase 99% dos turistas que vem de fora fazem, realmente será problemático
Willx3
Tenho meu Hero H2000, foi meu 1º smart e não tenho do que reclamar (Nada além de que eu sentei em cima dele sem querer e rachei a tela LCD ao meio *supreme facepalm*)
Rodrigo Fante
Claro que dá para saber o básico, configurações e coisas assim, porém, para saber se um aparelho pode oferecer riscos a saúde é necessário testes que apenas quem entende pode informar. Nem tudo é tão simples quanto parece, uma simples pesquisa no Google não resolve esse tipo de problema.
@mrpbrasil
Mas trocar um IMEI para burlar isso não é tarefa difícil, aliás, isso resolve a maioria dos problemas que os Xing-lings tem com rede aqui no Brasil. É por isto, que esta medida da ANATEL pode ser em vão.
Ramon Melo
Somente os IMEIs de aparelhos certificados e homologados pela agência serão aceitos pela Claro, Oi, TIM, Vivo e demais operadoras. A segunda medida tem, por sua vez, a chance de acabar com o mercado negro de celulares. Vai sim parar de ter no Mercado Livre, porque esses aparelhos não vão mais poder ser ativados por nenhuma operadora, e um celular sem operadora é como um avião sem piloto. Você pode até comprar no exterior, mas não vai poder usá-lo. Repare que esse é o objetivo: impedir a importação ilegal de celulares. A própria ANATEL deixou bem claro isso.
Yangm
"As pessoas parecem ter perdido a capacidade de decidir por si próprias. Educar e se informar parece ser para os fracos mesmo."
Tweener_
Fechar o cerco não quer dizer que vai parar de ter no Mercado Livre, ou em outros sites. A maiorias dos produtos que entram no país como iPhones e etc. não vem por navios/fronteiras, vem de avião, por comissários de bordo numa mafia que você nem imagina como acontece. . .
Ramon Melo
É isso aí, galera, podem dar adeus aos iPhones, HTC Sensation e Galaxy Nexus comprados no exterior (ou no Mercado Livre)! Ou vocês acham mesmo que essas medidas são para "beneficiar" o consumidor? Se vocês acham um iphone caro agora, espera até o ano que vem, quando sair um novo e não existir concorrência nenhuma para a Apple. Quero ver todo mundo pagando R$3000 no celular e sorrindo, hein!
Ramon Melo
Aqui também! hahahahaha
Fer
Se não vai deixar aparelhos de baixa qualidade entrar no país, é o fim do Android por aqui? HAHAHAHAHHAHAAHAHA
@AntonioVeras
Você está sendo otimista. Coloque 100% aí.
@AntonioVeras
Mas como o nosso amigo Vinícius disse, "Educar e se informar parece ser para os fracos mesmo." Não adianta cara. Se todo mundo fizesse isso, aquele apresentador que eu não sei o nome, teria vergonha de anunciar a Tekpix.
@AntonioVeras
Eu estou querendo comprar um N8. Tenho um 5530 que gosto bastante. Atualmente estou usando um MM2, mas a bateria nem vou comentar.
@AntonioVeras
Isso não interessa ao consumidor. Se interessasse não comprariam.
Yangm
O Google serve para outras coisas além de fazer trabalhos, sabia?
@LBKatan
O problema é aceitar ser um leigo em algo que você pode ser lesado facilmente. Ou melhor: o problema é aceitar ser um leigo em tudo. Não é tão difícil assim arrumar informações sobre praticamente qualquer coisa. Tem dúvida? Pergunta. Ficar no "eu sou leigo e não estou nem aí pra isso" é dizer "quero mesmo é que me ferrem". Buscar conhecimento é tão importante e as pessoas não estão nem aí pra isso.
Rodrigo Fante
Ninguém poderá usar um modelo de celular vindo de fora que não tenha sido homologado na Anatel, alguns bons modelos vão ser pegos com os xing-lings, mas a maioria dos aparelhos bons são homologados na Anatel.
@LBKatan
Nem todos os celulares que não são Xing Lings são caros demais. Tem celular a menos de R$100 por aí. O problema não é o povo querer celular. É a vontade de falar "eu tenho um smartphone", mesmo que esse "smart" seja feio, sem qualidade, tenha que ser trocado de 3 em 3 meses...
Luandersonn
Creio que terá uma solução... Espero, pelo menos
Tweener_
Engraçado, estava lendo o artigo, ai quando subi a página, e olhei a publicidade, tinha lá a do Mercado livre, e vendendo sabe o que? HiPhone igualzinho o da foto por R$ 199 :)
Bestknighter
Fatality!
ricardo
Eu realmente acho que a importação de produtos de má qualidade deve ser combatida com mais rigor. Tomara que essas medidas sejam realmente efetivas.
Gildenison
Eu gosto muito do meu tmb! Ele tem tudo que eu preciso no meu dia-a-dia!
YagoGabriell
Pergunte pra alguma pessoa que usa Xing-Ling: O que é IMEI? 99% responderam que não sabem ou que nunca anotaram.
YagoGabriell
Amiguinho, não são os impostos, é a Apple. 16 dolares a mais no iPhone 4 pro 4s; a diferença no Brasil que ela colocou no Brasil foi de 2 mil.
YagoGabriell
Fato
YagoGabriell
Eu tenho preconceito com esses celulares, acho que quem os usa come m*.
@rodrigorsena
Ainda bem, os funkeiros vão ficar triste não vão poder ouvir musica no busão \o/
YagoGabriell
Din Din Din!
YagoGabriell
Eu gosto do meu Nokia, ele nunca me deixou na mão.. a Nokia só pode fazer alguma mágica naquilo, bateria dura, rede onde nenhum celular pega direito...
YagoGabriell
Sem BB baratos? D:
@rodrigorsena
O que?
Fábio
sinto que algumas lojas aqui do centro de São Paulo irão fechar com essa medida.
@valdiclei
Minha esposa comprou um treco desse. Qdo ligava pra ela, era quase impossível ouvi-la, com o eco que o aparelho produzia. Joguei o aparelho no lixo.
BRITO
Apoiado cara. a coisa fica feia a esse ponto por que eles fazem de tudo para nos encurralar aos seus padrões e ficarmos a mercê de seu autoritarismo. Isso acontece em muitas partes de nossa vida e se não quebrarmos tudo a nosso favor eles continuarão a manter este tipo de conduta conosco.
Brito
E mais uma vez vamos deixar eles nos tirarem o direito de usufruir da concorrência. Vetar a entrada destes aparelhos aqui no Brasil é só uma maneira indireta de nos coibir a comprar somente os produtos que lhes interessam e que lhes rendem tributos. O governo é mestre em arrumar desculpas sem sentido para arrancar dinheiro do povo de qualquer maneira. O povo que é idiota e aceita tudo na boa. Comecem um movimento pró liberdade e direito de escolha. E assim vamos começando a mudar as coisas.
@pqatsi
Esta questão do IMEI de celular extrangeiro é tensa mesmo mas cai naquela: A Anatel não certificou, portanto não tem como saber se o aparelho infringe leis de proteção ao espectro ou mesmo sobre emissão de radiação. Acho que a única solução possível neste caso seria o FCC por exemplo fazer o mesmo e os bancos serem compartilhados.
@pqatsi
Celular roubado, quando o dono do celular roubado relata e TEM O NÚMERO IMEI ele é bloqueado em todas as operadoras. O problema é que o brasileiro compra celular e não faz a sua parte, mantendo anotado o número IMEI do aparelho e guardando a nota fiscal. Se todo mundo relatasse seus aparelhos roubados, garanto que ninguém mais roubaria celular. É a ignorância agindo em prol do crime. P.s: Tecnoblog, tenso esse seu botão de "Curtir comentário " perto do Responder hein?
@pqatsi
Exatamente esse sei lá o que que representa o quanto você sabe o suficiente de alguma coisa para opinar. Uma coisa é criticar os Xing-Ling sabendo os porquês técnicos da má qualidade, outra é simplesmente achar o produto "Uma m*" por preconceito (Embora eles sejam imitadores descarados :P)
Thiago Leite
Eu sempre guardo as caixas dos meus gadgets. Tenho a do meu motorola F3 até hoje (é um excelente porta-lápis).
Lucas Herrera
A Samsung inventou essa história pra não lançar um aparelho que ia concorrer com o Galaxy S2. Posteriormente ela assumiu que não lançou o aparelho por motivos comerciais. http://www.euandroid.com.br/noticia/2011/05/samsung-admite-nexus-s-nao-sera-vendido-no-brasil-por-motivos-comerciais/
Thiago Leite
Por isso que eu quero saber o que vai acontecer.
Luis Carlos
Tá aí o que eu queria dizer!!! Falô tudo!!! ANATEL, refém das operadoras de telefonia; puro lobby em cima do Ministério das Comunicações e Congresso também! Infelizmente!
Turdin
Hora de pegar as caixas de todos os celulares antigos que já tive e guardar! lol
Eduardo T.
IMEI. Utilizando uma base parecida com a que tem hoje de celulares roubados e é compartilhada entre as operadoras. Se fosse eficiente ninguém mais teria celular roubado. Um lote de celulares importados pela fabricante é homologado, O bloco de IMEIs é cadastrado como válido e recebem selinho da Anatel. Celular importado da china, europa ou eua não existe na base das operadoras e por consequência não vai funcionar. To pra ver outro governo ganancioso como esse... Achamos que ia ficar barato celular não entrar mais na cota, kkkkkkkkk
Breno Caldeira
De fato, uma parte é interessante para o consumidor, mas nem tudo são flores. Pelo que entendi, ninguém conseguirá usar um telefone trazido de fora. Ou seja, seremos obrigados a pagar o amargo custo Brasil, ou voltar pro Nokia 1100.
Luandersonn
+1 Hhahahhahahah
Yangm
Correção: se ele não te deixar clonar o IMEI dele, ele não é seu amigo de verdade.
Rodrigo Fante
Ninguém domina todas as áreas. Todos somos leigos em algo.
Luandersonn
Se você clonar, você deixa de ser amigo...
Rafael
kkkk... eu só pisei no chiclete!
Gabriel
Proteger o consumidor? A Anatel é tão refém das empresas de telefonia e fabricantes de aparelhos que essa medida certamente só foi adotada por pressão e para proteger as empresas que atuam no país, tanto que essa medida de "bloquear" IMEIs é impedir que até aparelhos que tenham sido homologados aqui no Brasil sejam importados (alô, iPhone vendido no Brasil e superfaturado, estou falando de você).
Yangm
Pedro Maich, e você logo em seguida esticou o chiclete.
Rafael
Quem fez isso? E esse post não é sobre celulares apenas.
Yangm
Clonagem de IMEIs é o que há! Sabe aquele seu Nokia indestrutível que está sendo usado como calço/tijolo? Então...
Yangm
Além das estratégias obscuras de mercado da Samaung, que não lança e depois joga a culpa na Anatel.
Yangm
E o mais interessante é que em um post sobre celulares vem um e comenta sobre direitos humanos. Que tal abrir um tópico e blá blá blá?
Yangm
É só clonar o IMEI de um amigo.
Yangm
Oi? Um Macbook fica com a bateria inchada, enquanto um Xing-Ling eletrocuta e dá câncer. Se você usa Xing-Ling, não é hora de ficar nervosinho, é hora de comprar um dumbfone de qualidade.
Yangm
O problema é o leigo existir.
Felippe
Ela deveria se preocupar em obrigar as operadoras assim que recebem o pedido de cancelamento da linha por roubo, também bloquear o IMEI. Isso sim é proteger o consumidor que gasta o dinheiro honesto para comprar um celular bom e regular e acaba roubado. Daí o mercado do xing-lings cresceu tanto pois não existe tanta vantagem em se ter um celular bom, virar a esquina e ser roubado.
@_deni
Quer dizer que não poderemos mais importar aparelhos também?
Thássius Veloso
Essa é uma boa pergunta. Ainda não há nenhuma decisão pública da Anatel quanto a isso. Pelo que o ministro falou, sem homologação = não funciona e pronto.
paulorazia
Valeu!!
@mrpbrasil
Digamos que "sim", os IMEI's existem, se são válidos é outra coisa.
Exibir mais comentários