No começo do mês a Motorola conseguiu uma liminar que serviria para impedir a venda de alguns dos gadgets da Apple na Alemanha, embora a empresa da maçã tenha conseguido uma suspensão temporária da decisão logo depois. Agora uma decisão de outra corte liberada hoje mostrou que é a Motorola que tem que se preocupar. O juiz alemão Peter Guntz decidiu que alguns aparelhos da Motorola infringem a patente de desbloquear a tela usando uma imagem, patente essa que pertence à Apple.

A Motorola disse que já tem uma solução, que pode envolver modificar a interface, mas não deu detalhes ainda. Enquanto que os tablets com Android 3.0 não são afetados, a decisão pode incluir todo o resto de aparelhos com um sistema anterior a esse e usam alguma forma de imagem para desbloquear a tela. É por isso, de acordo com o especialista em patentes Florian Muller, que a Apple pode usar essa decisão em outras jurisdições e impedir a expansão do Android nos demais mercados.

Já nos EUA o novo processo aberto pela Apple contra a Samsung, e que envolveria o Galaxy Nexus, teve o seu documento oficialmente publicado hoje. O pessoal do Android Police teve acesso a ele e mostrou que a gigante sul-coreana está atrás de mais do que apenas o atual carro-chefe do sistema do Google: são 17 modelos diferentes, entre celulares, tablets e media players com Android.

Captura de tela do documentos listando os aparelhos

Ao todo a Apple diz que os 17 aparelhos, englobando não só algumas variações do Galaxy S II como também o Galaxy Nexus e o Galaxy Tab 8.9, infringem de alguma forma em 8 patentes diferentes. Nessas patentes estão o desbloqueio de tela por uma imagem, gerenciamento de ligações perdidas e até sincronização assíncrona de dados entre dispositivos.

E esse é mais um capítulo na grande guerra mundial de patentes. Felizmente ela acaba no final do ano, junto com o fim do mundo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gabriel bughi
algumas pessoas que vejo ai defendendo a Apple se esquecem de um pequeno detalhe: se os outros fabricantes copiam ok...mas eosxing lings que São cópias brutas do iphone???por que a apple não vai atras???? gooapple, x5, hiphone... a lista e enorme... o engraçado e que o processo e somente em empresas grandes em vendas e de renome. aos applemaniacos não. esquecam que a tecnologia celular foi desenvolvida pela motorola... em 1973 a primeira ligação foi feita de um celular motorola.... o primeiro celular foi um motorola.... então vcs nao veem a motorola processando Deus e o mundo ne? apesar de poderem pois a tecnologia toda foi desenvolvida por esta empresa.... então amigos nao vamos ser hipocritas. A apple quer sim parar a concorrência jogando sujo.
@layon_13
Curti a ultima frase. E esse é mais um capítulo na grande guerra mundial de patentes. Felizmente ela acaba no final do ano, junto com o fim do mundo.
@LBKatan
Muita filhadaputice processar por causa de "utilizar imagem para desbloqueio". Minhas funções de desbloqueio tem de ser nuas, é isso? lol
Paulo COelho
Slide to Unlock que, só pra constar, já exisitia antes da Apple utilizá-lo no iPhone. A Apple pegou uma ideia conhecida, aperfeiçoou e patenteou. O Android pegou uma ideia parecida, aperfeiçoou (com o gesto inverso pra silenciar o telefone) e tomou processo.
wilson
ninguem cria mais nada, só copia!
Douglas Chagas
Só com o fim do mundo para essa guerra de patentes acabar mesmo!
Outro Leitor
Devia existir alguma lei contra patent trolls. Por exemplo... você até poderia até patentear as coisas mais estúpidas do mundo (roda, ar, slide to unlock), mas se começasse a processar a torto e a direito, poderiam julgar a validade da patente e você provavelmente perderia a patente caso ela fosse óbvia demais. (Se não me engano existe um requisito para patentes, elas devem ser inovativas e não-óbvias... mesmo assim ainda vejo muita coisa óbvia sendo patenteada...)
Outro Leitor
Wow.... Patente sobre "gerenciamento de ligações perdidas"? Acho que até o Motorola StarTac II Lite tinha gerenciamento de ligações perdidas... e a Apple nem sonhava em entrar no mundo da telefonia... como infernos ela conseguiu tal patente? -_-"
@RudineiTi
Isso se chama "Guerra de Patentes". Nos EUA você pode registrar patente de qualquer coisa, qualquer ideia, mesmo sendo uma bobagem qualquer. Depois quando a pessoa X usar essa ideia mesmo sem saber que já foi registrada pela pessoa Y, ela já vai estar devendo para a pessoa Y. Isso é só o começo, se o ACTA for aprovado está "Guerra de Patentes" vai ser abrangida para os Remédios, Alimentos, Energia, etc... até o ar que respiramos. Sacaram? #StopACTA
@ErickRezende
Foi a mais copiada pelo simples fato de ter sido a primeira a entrar no ramo de "Smartphones", porque o resto era tudo "Burrophone". Mas fora isso, em minha exclusiva opinião, os Iphones da vida são iguais ou inferiores a outros Smartphones do mesmo nível. (Exemplo um G SII, Razr e G Nexus).
Thiago Leite
Mas foi a mais copiada.
Thiago Leite
Ele queria o fim do Flash mobile, e conseguiu. Agora ele tá lá no iCloud sorrindo por este acontecimento.
TatoGomes
Ela queria o fim do flash também. Os dois estão aí firmes e fortes (?), enquanto o titio Jobs... Bom...
@ErickRezende
O Siri veio depois do sistema de voz do Android. A câmera 8MP veio antes no Android... E por aí vai... A Apple realmente revolucionou o mercado de Smartphones, mas essa briguinha já passou dos limites. E nada se cria... tudo se copia e se aperfeiçoa. E realmente tem de ser uma empresa muito capacitada pra criar um "Slide to unlock" e brigar pela patente dessa magnífica criação.
@ErickRezende
Pessoal fala tanto que a Apple é que inventou todas as coisas boas do Smartphone, com isso, tá brigando pelas coisas que ela fez. Como se um "Slide to unlock" fosse a maior revolução dos telefones móveis...
Exibir mais comentários