Nokia anuncia Lumia 920 com câmera PureView
Em um evento conjunto com a Microsoft, a Nokia anunciou um novo smartphone topo de linha com o sistema operacional Windows Phone 8. O Lumia 920 chega com tecnologia PureView para tirar fotos com alto nível de detalhes e acompanha uma câmera com sensor de 8 megapixels.
A conferência começou com Stephen Elop, CEO da Nokia, destacando as estratégias da fabricante no mercado de smartphones. O executivo citou os mais de 100 mil aplicativos disponíveis no Windows Phone Marketplace, o sucesso da linha Asha no mercado de celulares de baixo custo e a popularidade da tecnologia de mapas da Nokia, que estará fortemente integrada ao Windows Phone 8.
O Nokia Lumia 920 é um smartphone com processador dual-core Snapdragon S4 de 1,5 GHz, tela de 4,5 polegadas, cores vibrantes e corpo único de policarbonato. A bateria de 2.000 mAh é suficiente para manter o smartphone ligado o dia todo e pode ser recarregada por indução, sem necessidade de fios. E ele é bem pesadinho: são 185 gramas.
O aparelho possui a tecnologia PureView, mas não traz a famosa câmera de 41 megapixels. A Nokia optou por incluir um sensor de 8 megapixels com lente Carl Zeiss que, segundo a própria fabricante, captura fotos e vídeos melhor que qualquer concorrente, inclusive em condições de baixa iluminação. A câmera traseira é capaz de gravar vídeos em 1080p com estabilização de imagem. Também há uma câmera frontal de 1,2 megapixel para chamadas em vídeo.
A tela curva de 4,5 polegadas do Lumia 920 tem resolução de 1280×768 pixels e traz uma tecnologia chamada PureMotion HD+. Com uma maior taxa de refresh, os textos de emails e páginas da web continuam legíveis mesmo navegando pela tela. No evento, a empresa demonstrou a tela capacitiva funcionando mesmo com o uso de luvas (!), por meio da tecnologia Super Sensitive Touch.
A Nokia não divulgou o preço do Lumia 920, que deverá ser lançado em mercados selecionados no último trimestre do ano. Em alguns países, o aparelho possuirá suporte a 4G LTE. Ainda não sabemos sobre a disponibilidade do aparelho no Brasil; este post será atualizado quando conseguirmos essas informações.
O CEO da Nokia, Stephen Elop, disse em uma entrevista que o conceito de PureView não é sinônimo de celular com muitos megapixels.
Atualizado às 21h24.