Exclusivo: Galaxy Ring está pronto para ser vendido no Brasil

Anel inteligente da Samsung passa pela homologação na Anatel. Lançamento será em 10 de julho, durante edição do Unpacked em Paris, com cobertura presencial do Tecnoblog.

Emerson Alecrim Everton Favretto

A Samsung submeteu os documentos e obteve homologação do Galaxy Ring junto à Anatel. Na prática, isso significa que o misterioso anel inteligente poderá ser vendido no Brasil desde o lançamento global, marcado para 10 de julho.

O acessório deve ser apresentado durante a próxima edição do Unpacked, em Paris. Espera-se que a Samsung revele detalhes técnicos e preços no evento.

O Ring foi exibido pela primeira vez – ainda como um teaser – no primeiro Unpacked de 2024, ainda em janeiro, quando foi apresentada a linha do Galaxy S24. Depois, foi fotografado na MWC, a feira de telecomunicações de Barcelona, em fevereiro. Até agora, porém, ninguém de fora da Samsung conseguiu manusear o dispositivo.

Saiba os detalhes da homologação

O processo de homologação pela Anatel foi aprovado em 26 de junho de 2024. É possível que a Samsung lance o Galaxy Ring com data próxima ou igual à do lançamento internacional, portanto.

Abaixo estão os códigos dos modelos verificados na plataforma da Anatel:

  • SM-Q500
  • SM-Q501
  • SM-Q502
  • SM-Q503
  • SM-Q505
  • SM-Q506
  • SM-Q507
  • SM-Q508
  • SM-Q509

Eles condizem com a homologação do Galaxy Ring nos Estados Unidos.

A homologação é uma etapa necessária para que dispositivos com recursos de telecomunicações sejam comercializados no Brasil, mesmo sob importação. No processo, a Anatel verifica se o produto cumpre normas de qualidade, segurança e funcionamento.

Um dos documentos da homologação do Galaxy Ring (imagem: reprodução/Anatel)
Um dos documentos da homologação do Galaxy Ring (imagem: reprodução/Anatel)

O que é Galaxy Ring?

O Galaxy Ring é um anel inteligente (smart ring) que deve ter pelo menos nove variações de tamanho e três opções de bateria. O dispositivo terá diversas funções de rastreamento de parâmetros de saúde, aparecendo como uma alternativa a relógios e pulseiras inteligentes.

Contudo, a intenção da Samsung não é substituir smartbands ou smartwatches. O Galaxy Ring deve vir para ser uma opção para quando o uso dos demais dispositivos não for possível ou prático. Por exemplo, é muito mais cômodo dormir usando um anel do que um relógio.

Os documentos da homologação mostram que o Galaxy Ring contará com tecnologias como Bluetooth LE e NFC, e terá uma base de recarga sem fio, como esperado.

Três anéis inteligentes em um suporte redondo
Galaxy Ring terá pelo menos três opções de cores: preto, prata e dourado (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Entre as funções aguardadas para o anel estão monitoramento de frequência cardíaca, respiração e sono. Os principais recursos do gadget deverão ser potencializados com inteligência artificial.

Além do Galaxy Ring, a Samsung deve anunciar dispositivos como Galaxy Z Fold 6, Galaxy Z Flip 6, Galaxy Buds 3, Galaxy Buds 3 Pro e novos modelos Galaxy Watch no Unpacked do dia 10 de julho. O Tecnoblog estará no evento para cobrir todas as novidades!

Leia | O que é e como funciona a Galaxy SmartTag da Samsung?

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.