Arquivo Celular

Jelly Bean passa de 10% entre os dispositivos Android

Android 4.1 foi anunciado pelo Google em junho de 2012

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

As últimas estatísticas divulgadas pelo Google indicam que o Jelly Bean, nome dado às versões 4.1 e 4.2 do Android, finalmente ultrapassou os 10% de participação entre os smartphones e tablets com o robô verde. É muito abaixo do que gostaríamos, mas, com seis meses de vida, a adoção do Jelly Bean está mais rápida que a do Ice Cream Sandwich, que demorou quase nove meses para atingir a mesma marca.

Nos últimos 14 dias, 9% dos dispositivos que acessaram o Google Play rodavam o Android 4.1, que trouxe o Google Now e melhorou a fluidez do sistema com o Project Butter. O Android 4.2, que ainda está restrito ao Galaxy Nexus, Nexus 4 e alguns smartphones com CyanogenMod, está presente em apenas 1,2% dos aparelhos.

android-market-share

O Ice Cream Sandwich, que teve seu kit de desenvolvimento liberado em outubro de 2011, está em 29,1% dos aparelhos e continua crescendo, ainda que em passos lentos. Alguns aplicativos novos já estão exigindo o Android 4.0 ou superior para funcionar, como o Chrome e o recém-lançado Snapseed.

O velho Android 2.3, de codinome Gingerbread, finalmente não é mais maioria, mas ainda está com preocupantes 47,6%. E isso porque estamos falando apenas de aparelhos com acesso ao Google Play; o Gradiente iphone, que tem acesso apenas a uma loja própria da Gradiente, bem como alguns smartphones xing-ling, não são contabilizados nas estatísticas do Google.

E o Android 4.2? Até agora, nenhum grande fabricante divulgou a lista dos aparelhos que serão atualizados para a versão mais recente. Motorola, Samsung e Sony ainda estão trabalhando para distribuir o Android 4.1 para os smartphones mais caros. A LG prometeu a atualização para o Ice Cream Sandwich no final de 2011 (!), mas até hoje poucos receberam a novidade. O jeito, como sempre, é esperar — ou torcer para que o CyanogenMod rode no seu aparelho.

Com informações: Android Police.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque