Arquivo Telecomunicações

Oi e TIM irão compartilhar rede 4G para a Copa das Confederações

Lucas Braga
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

2013 é o ano do 4G no Brasil, e as operadoras já estão correndo para conseguir cumprir as determinações da Anatel e cobrir as cidades-sede da Copa das Confederações até o mês de abril. Como o prazo é curto, algumas operadoras estão procurando soluções para cobrir o maior número de cidades em menos tempo. Oi e TIM já resolveram o problema: as operadoras irão compartilhar suas redes entre si.

4G LTE pode chegar a 100 Mbps

4G LTE pode chegar a 100 Mbps

Com cada operadora compartilhando sua rede, TIM e Oi iriam concentrar seus esforços em um número menor de cidades. Isso possibilitaria que cada uma fizesse uma cobertura decente e não às pressas, como aconteceu na rede 3G. Nesse caso, haveria o compartilhamento de espectro: nas cidades cobertas pela TIM, os clientes da Oi utilizariam o espectro da operadora italiana e vice versa.

Leia mais: Confira o teste do LTE da Oi na Futurecom

O compartilhamento de redes já é realidade em muitos países. No Brasil, as operadoras normalmente compartilham seus sites, que seria a infraestrutura de antenas e de links de fibra óptica, mas nunca houve o fenômeno de compartilhamento de rede por aqui, a não ser em casos de roaming.

O que entra em questão é a garantia da qualidade do serviço. Sim, o LTE em primeiro momento ficará bem vazio e não terá muitos usuários como as redes 2G e 3G, mas clientes de duas operadoras pendurados em uma única rede é algo bem complicado e pode gerar problemas se a rede não for bem projetada.

Com informações: Telesíntese.

Lucas Braga

Autor especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque