Analisando o código do Android, o engenheiro de software Josh Brown descobriu que o Google está trabalhando em uma nova API de câmera para o Android, que permitirá aos desenvolvedores e fabricantes implantarem funções mais avançadas de fotografia. Os códigos sugerem que a nova API suportará fotos em RAW, detecção de rosto e fotos sequenciais, entre outras novidades.

De acordo com o Ars Technica, o Google começou a trabalhar na API em dezembro de 2012. Um comentário adicionado no dia 11 de outubro, semanas antes do anúncio oficial do KitKat, indicava a remoção da API do código do Android. Provavelmente, o Google estava querendo lançar as novidades no Android 4.4, mas não foi possível terminar os trabalhos a tempo ou a API ainda estava instável para ser liberada ao público.

A nova API tem a capacidade de trabalhar com fotos em RAW, algo que deve agradar fotógrafos ou pessoas que gostam de ter mais controle sobre a qualidade das fotos. Também é uma forma de correr atrás dos Windows Phones da Nokia, como o Lumia 1020 e o Lumia 1520, que possuem ajustes mais avançados de fotografia e também salvarão fotos em RAW após uma atualização de software.

nexus-5-traseira-camera

Smartphones e câmeras voltadas para o usuário comum costumam capturar fotos em JPEG, que passam por tratamento para melhorar a nitidez, saturação e ruído. Uma foto em RAW é uma foto “crua”, que representa os pixels do sensor e quase não tem compressão ou tratamento. Fotos em RAW geralmente não são muito bonitas e possuem mais ruído, mas permitem manipulações mais profundas em softwares de edição de imagem.

O Google também trabalha em algumas funções que você provavelmente não sente falta, já que alguns fabricantes incluem esses recursos por conta própria em seus smartphones. A detecção de rosto, que desenha quadrados em volta dos rostos automaticamente, finalmente deverá chegar ao Android puro. Outra novidade deverá ser o modo sequencial, em que você aperta um botão para tirar múltiplas fotos em um curto espaço de tempo. Hoje, nos Nexus, o que você pode fazer é apertar o botão da câmera repetidamente (ou instalar algum aplicativo que faça isso).

Uma frase no código sugere que o Android terá suporte a “câmeras removíveis”, mas ainda não sabemos exatamente do que isso se trata. Imediatamente lembrei do Project Ara, um projeto da Motorola para criar smartphones modulares, com hardware personalizável. Nele, você poderia remover o módulo da câmera e deixar mais espaço para a bateria, por exemplo. Ou então pode ser apenas uma referência às lentes da Sony.

Ainda não sabemos quando (ou se) as novidades chegarão ao Android. Como o Google está trabalhando na API há um bom tempo, temos esperança de que tudo isso apareça em um Android 4.5 ou 5.0, no ano que vem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados