Outlook.com ganha filtros avançados e mais novidades
Desde ontem os usuários do Outlook.com estão recebendo quatro novas funcionalidades. A principal delas deve satisfazer os usuários avançados do Gmail que estavam pensando em migrar para o serviço de email da Microsoft: a partir de agora, você poderá configurar filtros mais complexos para os seus emails, para automatizar algumas tarefas.
O Outlook.com já possuía filtros (ou “regras”), mas eles eram meio limitados: você só podia escolher uma condição e uma ação por vez. Era possível criar regras como “se o endereço do remetente contém @tecnoblog.net, mover para a pasta Tecnoblog”. Ou ainda, “se o assunto contém a palavra Badoo, excluir a mensagem”.
Na nova interface de criação de regras, no entanto, você poderá colocar múltiplas condições e ações em uma mesma regra — e elas parecem ainda mais intuitivas e avançadas que no Gmail. Com alguns cliques, é possível criar a seguinte regra: “se um email não lido for mais antigo que 3 dias e vier de um de seus contatos, marcar como importante e sinalizar”. Quando uma mensagem é sinalizada, ela vai para o topo da sua caixa de entrada.
O chat integrado do Outlook.com, que suporta inclusive contatos do Google, Facebook e Skype, está mais simples de usar: é possível filtrar pessoas por serviço; ver rapidamente quais contatos estão online no canto inferior esquerdo da sua caixa de entrada; e alternar entre serviços — se você estiver conversando com alguém pelo Skype, pode continuar o papo pelo Facebook com dois cliques.
Há outras duas pequenas (mas úteis) novidades. O botão Responder não carregará mais uma nova página: o campo de texto aparecerá logo acima da mensagem que você estiver respondendo. De acordo com a Microsoft, o botão Responder é clicado cerca de 8 milhões de vezes por dia; achei até pouco para um serviço com mais de 400 milhões de usuários.
Além disso, um novo botão no topo da página irá desfazer ações, como emails importantes excluídos por engano ou classificados na categoria errada. É só clicar nele ou, mais simples ainda, teclar Ctrl+Z. Seria bom se a Microsoft também implantasse o recurso de “desfazer” o envio de email, como no Gmail — isso certamente já salvou muitas vidas e empregos.
Os novos recursos estão sendo distribuídos aos poucos e chegarão a todos os usuários nas próximas semanas.
Leia | Como configurar uma conta do Gmail no Microsoft Outlook