Para atiçar a imaginação: Mockup da nova interface do Ubuntu
Desde que Mark Shuttleworth -fundador do Ubuntu- afirmou que em no máximo dois anos, o Ubuntu será mais bonito que o Mac OS X, as expectativas sobre a interface do novo sistema não páram de aumentar. As minhas especialmente.
Para que um sistema seja mais bonito que o idolatrado e salve salve Mac OS X, seria necessário muito mais do que uma visual brilhante, em todos os sentidos. Veja o caso do Windows Vista, que mesmo com toda propaganda, acabou não sendo um “grande Wow” para a maioria dos usuários.
A verdade é que um sistema bonito envolve uma série de fatores, incluso a usabilidade. Não adianta ser lindo e fofo, se a experiência final for uma eca. Aliás, esta é justamente a sensação de 80% dos usuários ao experimentarem pela primeira vez o Mac OS X, depois de anos no Windows.
Estaria nos planos da Canonical incluir um Dock nativo no sistema? E quanto às firulas – Mac OS X tem o Exposé, mas o Linux tem o Compiz. Uma bela briga, não?
Lógico que não é a minha intenção dizer aqui qual sistema operacional é o melhor, mesmo porque não acredito que isto seja uma unanimidade. Estou apenas sedento por boas novidades no quesito usabilidade X interface gráfica, e este conceito do usuário Willwill me deixou ainda mais curioso.
Apesar de seu criador ter abusado nos tons escuros, o resultado final é um tema muito atraente, e com alguns detalhes notavelmente inspirados no sistema da Apple. Por outro lado, há também os gadgets na sidebar, e este relógio do Windows Vista.
Temos então uma interface que mistura alguns dos melhores detalhes dos 3 sistemas: Win+Mac+Ubuntu. (Como seria o nome disso?)
Vale uma atenção especial ao gerenciador de arquivos -que dá a impressão de ser fácil de usar-, e principalmente ao player de música (segunda imagem). Eu diria que bordas não lhe fariam mal, fora isso, o interior parece mostrar muito mais informações, ocupando menos espaço na tela.
Se o Ubuntu seguir este mesmo caminho, eu direi que agora sim um sistema Linux está ficando cool. E não me diga que ele já era, afinal, de nada adianta uma interface powered by Compiz, se até o tema “Verde Oliva” do Windows XP é mais bonito que a aparência atual do Ubuntu.
E você, o que achou destas imagens?
via: Genbeta