Samsung planeja telas com resolução 11K (!) para dispositivos móveis
Você está satisfeito com as telas de altíssima definição dos smartphones e tablets mais caros do mercado? Provavelmente sim. Eu também. Mas a Samsung não, tanto que a companhia está investindo, com ajuda do governo sul-coreano, em tecnologias para produzir telas 11K até 2018 — porque 4K e 8K são para os fracos.
A tela da Samsung com resolução 11K deverá chegar a uma definição de 2.250 pixels por polegada quando estiver pronta, bem mais que o encontrado nos aparelhos topo de linha atuais. O Galaxy S6 Edge, com seu display Super AMOLED de 5,1 polegadas (2560×1440 pixels), chega a 577 ppi.
Mas por que diabos você iria querer uma resolução tão absurda no smartphone ou tablet? Só para gastar mais bateria? Não. Segundo a Samsung Display, o objetivo é implementar imagens tridimensionais. A empresa afirma que, ao aumentar tanto a definição, cria-se uma ilusão de óptica que deixa o usuário com a sensação de que está vendo uma tela 3D — sem precisar de óculos.
Chu Hye Yong, diretor executivo do departamento de tecnologia da Samsung Display, diz ao Electronic Times: “Esperamos ser capazes de demonstrar essas tecnologias nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang [condado localizado no nordeste da Coreia do Sul] se houver progresso nas tecnologias em desenvolvimento. Embora alguns possam pensar que 11K é uma ‘especificação exagerada’ que os consumidores não precisam, isso pode funcionar como base para que a indústria de telas coreanas dê mais um salto se os materiais e as peças relacionados melhorarem.“
Para que a tecnologia se torne realidade, o governo sul-coreano investirá US$ 26,5 milhões (R$ 85,8 milhões) nos próximos cinco anos. O processo de desenvolvimento da tela de ultra-mega-super-blaster-alta resolução da Samsung foi iniciado no dia 1º de junho, com a colaboração de outras 13 empresas.