Xperia M5 e Xperia C5 Ultra: a vez das câmeras frontais
De item complementar a diferencial. É assim que a gente pode definir a “ascensão” das câmeras frontais nos smartphones. A Sony começou a semana anunciando dois modelos que levam muito a sério essa nova perspectiva: o Xperia M5 e o Xperia C5 Ultra.
O Xperia M5 conta com sensor Exmor RS de 21,5 megapixels na câmera traseira. O componente oferece ainda foco híbrido, lente com abertura f/2,2 e gravação de vídeos com resolução 4K. Não é pouca coisa.
Na frente, as coisas continuam interessantes. A câmera frontal do Xperia M5 também é baseada em um sensor Exmor RS, mas com 13 megapixels e foco automático. Só faltou flash LED.
Já no Xperia C5 Ultra, as duas câmeras contam com sensor Exmor RS de 13 megapixels com foco automático. Sim, ambas são praticamente iguais. A câmera frontal tem até flash LED. A principal diferença é que, na frente, há uma lente de 22 milímetros mais apropriada para selfies (a lente traseira é de 25 milímetros).
Sim, tudo gira em torno das selfies. Até um passado recente, as câmeras frontais não recebiam grande atenção dos fabricantes por serem direcionadas principalmente a videoconferências. Esse tipo de atividade é pouco frequente para a maioria dos usuários e pode exigir muito da franquia de dados, logo, resoluções maiores não eram prioridade.
Mas as selfies estão mudando esse cenário. Para os adeptos dessa prática, as câmeras traseiras costumam permitir registros com qualidade de imagem satisfatória, mas esbarram na inconveniência das tentativas: como você não vê a tela, pode ter que tentar várias até conseguir a foto com o ângulo desejado.
Câmeras frontais mais sofisticadas burlam limitações como essa e ainda correspondem a outra tendência: aplicativos como Snapchat e Periscope estão trazendo nova perspectiva para transmissões em vídeo.
É pouco provável que, isoladamente, as câmeras frontais façam do M5 e do C5 Ultra fenômenos de vendas, mas é natural que os fabricantes se empenhem para se beneficiar dessa tendência. Por enquanto, só fica difícil estimar o impacto que essas câmeras dianteiras mais avançadas trarão para o bolso: a Sony ainda não revelou os preços sugeridos dos novos dispositivos.
Nas demais especificações, o Xperia M5 oferece tela de 5 polegadas com resolução full HD, processador octa-core MediaTek Helio X10 (MT6795) de 64 bits e 2 GHz, 3 GB de RAM, 16 GB para armazenamento interno de dados e bateria de 2.600 mAh. Apesar de não levar a denominação “Aqua”, o modelo é à prova d’água, razão pela qual é apontado como o sucessor do Xperia M4 Aqua (avaliado recentemente aqui no Tecnoblog).
Como o nome sugere, o Xperia C5 Ultra aparece como uma opção para quem procura um smartphone grandalhão. O modelo tem tela de 6 polegadas com resolução full HD, processador octa-core MediaTek MTK6752 de 64 bits e 1,7 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB para armazenamento interno de dados e, graças às dimensões maiores, uma bateria de 2.930 mAh.
A Sony promete lançar ambos os aparelhos em versões com um e dois SIM cards. As vendas começam neste mês em “países selecionados”. Ainda não há previsão para disponibilização no Brasil.