No Facebook, o aplicativo adiciona você
Esse Facebook anda cheio de problemas. A última novidade são aplicativos que entram automaticamente na conta do usuário sem que ele tenha autorizado a inclusão. Quem descobriu o bug foi a PC World, que ajuda a colocar mais pimenta na complicada relação de Mark Zuckerberg com a privacidade online.
“Se você visitar certos sites enquanto estiver logado no Facebook, um aplicativo desses sites será silenciosamente adicionado ao seu perfil no Facebook”, escrevem Heather Kelly e Nick Mediati. Aparentemente, a adição de aplicativos sem autorização teria a ver com as ferramentas de compartilhamento de conteúdo que o Facebook disponibiliza para websites.
Vários blogs, por exemplo, pedem que o usuário faça um cadastro antes de fazer comentários (no TB não é assim, viu?). No entanto, aqueles que têm conta no FB podem autorizar o compartilhamento de informações e comentar sem precisar do tal cadastro. Bem prático.. A não ser por enfiar apps goela abaixo.
Eu fiz o teste. Entrei na Cnet, um importante site de notícias sobre tecnologia, e autorizei o compartilhamento dos meus dados presentes no Facebook para comentar. Não cheguei a publicar nada, apenas liberei essa integração. E não é que, ao checar a listagem de aplicativos da minha conta na rede social, lá estava o Cnet? E o pior: não só o da Cnet.
Vários outros sites haviam adicionado aplicativos sem eu saber. Além do site de notícias, você pode ver na imagem acima que os aplicativos do Gizmodo, Engadget, Inquisitr, Lifehacker e Mashable foram parar lá sem a minha autorização.
“Nesse caso, há um bug que mostra aplicativos que não foram autorizados pelo usuário”, respondeu o Facebook. “Nenhuma informação for compartilhada com os aplicativos e a lista de aplicativos do usuário não foi mostrada para ninguém”.
A empresa ainda afirma que o problema já foi resolvido. Porém, você vai ter que remover os aplicativos manualmente. Ainda bem que o Tecnoblog te ensina como apagar aplicativos do Facebook. 😉