O Google está, desde ontem, tentando solucionar uma falha no Gmail que faz com que mensagens recebidas por usuários do serviço de e-mail sejam automaticamente reenviadas para os demais endereços na agenda de contatos, o que por si só configuraria envio de spam.

(imagem: Joy of Tech)

Logo o Gmail, que sempre teve um dos filtros de spam mais eficientes do mundo, sofre de um problema que justamente faz o envio de spam ser maior do que o normal. De acordo com a empresa, cerca de 2,5% dos usuários do Gmail foram afetados por esse erro, o que não é tanto assim, mas ainda representa bastante quando estamos falando de milhões de usuários espalhados pelo mundo.

“Estamos enfrentando um problema que está afetando menos de 2,5% da base de usuários do Gmail. Os usuários afetados conseguem acessar o Gmail, mas estão recebendo mensagens de erro e/ou outro comportamento inesperado.”, informa o painel de status do Gmail.

Em uma mensagem no fórum do Gmail, um funcionário do Google pediu desculpas aos usuários pela falha. MrEvan disse que também tem contatos profissionais e amigos no Gmail e que absolutamente entende o valor desses relacionamentos. O funcionário ainda afirmou que compreende o quão frustrante poderia ser incomodar essas pessoas de forma não intencional com as mensagens que o serviço enviou automaticamente.

De acordo com a empresa, o envio de mensagens duplicadas já foi devidamente solucionado, mas ainda resta descobrir o que o ocasionou. Alguns clientes do Google Apps também relataram esse problema.

Com informações: Cnet.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.