Qualquer desenvolvedor pode confirmar que não há nada melhor que padrões. Ao seguir padrões já estabelecidos, ao invés de criar seus próprios padrões, a Nokia e a Palm conseguiram algo que até então parecia impensável no mundo da telefonia: A possibilidade de instalar jogos nativos de uma plataforma (o webOS, da Palm/HP) em outra plataforma (o Maemo, da Nokia), sem ser necessário qualquer modificação no jogo.
No vídeo abaixo, é possível ver o N900 executando os jogos The Sims 3 e Need for Speed.
(YouTube)
A “mágica” é fácil de explicar: tanto o N900 quanto o Palm Pre possuem especificações de hardware similares (OMAP3430, PowerVR SGX, e suporte a OpenGL ES 2.0), e usam métodos de desenvolvimento para Linux baseados no SDL 1.2. Assim, era só um grupo de desenvolvedores criar uma forma de transferir os jogos entre as diferentes plataformas. Para realizar o truque, os donos do N900 só precisam instalar o pacote “Preenv” e rootear o celular.
Se você quiser transferir jogos já instalados no Palm Pre, também será necessário rooteá-lo. O processo de instalação e uso pode ser visto nessa thread do Talk Maemo.
Com isso o N900 ganha uma sobrevida e mostra mais uma vez que é o celular dos sonhos de qualquer hacker. A Nokia deveria lançar um upgrade do aparelho, com hardware melhor, só para ver o que os usuários seriam capazes de fazer. 🙂
Com informações: Engadget.