Na semana passada a Nokia divulgou uma pesquisa na qual os usuários de seu site diziam que navegar na web era o que mais gastava bateria do celular. A aposta era interessante, mas quisemos confirmar junto aos nossos leitores se era isso mesmo, colocando no ar uma enquete própria, com a mesma pergunta. E os leitores do TB confirmaram por meio do voto: navegação na web realmente é o que acaba com a bateria mais rapidamente.
Nada menos que 350 simpáticos leitores do Tecnoblog decidiram participar da pesquisa, uma boa amostragem (não científica, claro) de como as coisas funcionam. Quase metade desses leitores disseram que realmente navegar na web faz a bateria diminuir bastante. Foram 164 votos nessa opção, o equivalente a 47% (contra 31,3% da pesquisa da Nokia). O principal motivo para essa desempenho ruim da navegação na web é a dependência de conectividade: tanto o 3G como o Wi-Fi fazem a bateria ir embora mais rápido.
Em segundo lugar, com 85 votos (24%) estão os aplicativos de GPS. Mais uma vez é a conectividade que prejudica esse tipo de atividade no celular, uma vez que depende da comunicação com satélites para funcionar de forma correta, o que acarreta maior consumo de bateria. Os votos na pesquisa do TB foram bem superiores aos da pesquisa da Nokia, na qual somente 13,1% dos participantes apontaram o GPS como o destruidor de baterias.
Seguindo a lista, a reprodução de música aparece na terceira posição com 12% dos votos, indicando que esse tipo de atividade ainda consome quantidade razoável de bateria. O curioso é que a pesquisa da Nokia apresentava a conversação no terceiro lugar, com 12,3% dos votos, o que me parece refletir melhor a realidade (pelo menos no meu caso).
E a partir daí temos aplicativos que não gastam bateria – para vocês, leitores do TB: câmera fotográfica, conversação, Home Screen, mensagens e galeria de fotos.
Obrigado a todos que participaram da enquete!