Arquivo Brasil

Claro e TIM empatam na segunda posição da telefonia celular

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Mais de 210 milhões de linhas telefônicas móveis estão em operação no Brasil. De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para o primeiro semestre de 2011, há no total 217,34 milhões de acessos móveis. Mais um recorde dos brasileiros, que desde sempre são viciados nessa coisa de celular – ainda mais porque existem as opções de linhas pré-pagas, como você bem sabe.

A Anatel diz que são 210,69 milhões de linhas específicas para celulares (somando CDMA, TDMA, GSM, e WCDMA). Os outros 6,65 milhões de acessos dizem respeito a terminais de acesso, o que normalmente caracteriza os minimodens 3G utilizados acoplados a notebooks e netbooks principalmente.

Pelos dados da agência, a teledensidade brasileira está atualmente em 111,62. Isso quer dizer que existem 111 acessos móveis para 100 habitantes. No entanto, a média não reflete grandes diferenças que podem ser verificadas ao analisar a teledensidade de estados ou mesmo de regiões. Na região Nordeste a teledensidade calculada é de 95,91, bem inferior à de Pernambuco, estado que faz parte do Nordeste e registrou índice de 112,36.

A Vivo é a empresa de telefonia celular com maior participação de mercado, respondendo por 29,47%. Em seguida aparecem Claro e TIM na segunda posição, empatadas com 25,55%. A Oi concentra 19,1% do mercado de telefonia. Somadas, CTBC e Sercomtel não chegam a 1% do total de acessos móveis.

Ah, para quem duvida do sucesso do pré-pago: essa modalidade de acesso móvel é a preferência de 81,85% das linhas em operação no Brasil.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque