O Skype, aquele serviço de VoIP recentemente comprado pela Microsoft, está assumindo a posição de apoiador do codificador VP8, apresentado pelo Google no ano passado. Deve ser a primeira vez que a tecnologia é usada em massa por uma grande fabricante de software. Talvez você esteja tirando proveito do VP8 sem saber, inclusive, visto que o codificador está presente na versão mais recente do Skype.
Posto de maneira simples, o VP8 é a tecnologia utilizada para comprimir as imagens capturadas com a webcam do computador. Quanto menores forem os pacotes de arquivo transmitidos, melhor é o codificador (encoder). No entanto, é preciso levar em consideração a qualidade das imagens transmitidas – não adianta não ter um codificador superpoderoso que entregue imagens que mais parecem borrões criados com a ferramenta de blur do Photoshop.
O VP8 do Skype está na versão 5.5 do aplicativo, disponível para quem tem Windows em seu PC. Seu uso é automático, mas depende do interlocutor (ou interlocutores) também ter o Skype 5.5 para Windows instalado. O VP8 funciona em vídeo-chamada para uma pessoa só ou em vídeo-conferências, quando mais de um contato participa. Nesse caso, é preciso que todos os contatos conectados ao bate-papo utilizem a versão mais recente do Skype.
Ganhando um apoiador de peso como o Skype, pode ser que o Google tenha encontrado uma maneira de deslanchar o seu decodificador. O VP8 faz parte da iniciativa WebM, liderada pelo gigante das buscas, que tem o objetivo de criar protocolos e tecnologias que tornem a web mais rápida e aberta. O padrão de imagens .webp é criação deles.
Com informações: GigaOM
Leia | O que é AV1? Tudo sobre a próxima geração de compressão de vídeo