Todos prontos para mais um carnaval. Hora de checar os freios do carro, colocar aquele frango gostoso na quentinha e comprar um pacote novo de preservativos. Isso para quem vai viajar. Para quem não vai, a sugestão da vez é apelar para a transmissão em três dimensões do carnaval do Rio de Janeiro. A festa está garantida graças a uma parceira entre a Globo e a NET.
Quanto ao acordo não tem nada de muito novo. Ano passado a Globo transmitiu o carnaval em HD 3D para seus assinantes. Para tanto, é necessário que o cliente seja assinante do pacote HD da operadora de televisão por assinatura e tenha também a televisão apta para receber os sinais em três dimensões.
A Globo diz que está preparando um esquema especial para a transmissão em HD 3D. Antes de qualquer coisa, compraram 6 câmeras específicas para captação desse tipo. As demais imagens serão captadas em alta definição a partir de 40 câmeras e convertidas para o tal do 3D. Diz a Globo que as câmeras nativas (em 3D) terão preferência na edição ao vivo do conteúdo.
Por sua vez, a NET explica que todos os decodificadores de alta definição estão prontos para receber imagens em HD. O sinal estará aberto para clientes dos pacotes NET HD e NET HD Max no canal 703 em 19 e 20 de fevereiro a partir das 21h.
O diretor de Novas Mídias da Globo, José Dias, informa que a estrutura de geração de imagens para a transmissão em 3D diferente da transmissão para a televisão normal. Fiquei curioso para colocar duas televisões lado a lado, uma com o HD simples e a outra com o HD 3D para ver o que entra em cada uma.