Firefox 11 é atrasado mas chega com sincronização de extensões
Originalmente agendado para ontem, o Firefox 11 foi disponibilizado apenas hoje pela Mozilla, por meio de atualização e de download direto. O motivo do atraso foi a coincidência do dia com a conhecida Patch Tuesday, em que a Microsoft libera as atualizações de segurança para seus produtos (uma delas citarei em um post a seguir). Como a Mozilla já teve problemas no passado ao lançar o Firefox no mesmo dia de uma Patch Tuesday, a empresa decidiu adiar.
O Firefox 11 chega com poucas novidades, além das já esperadas melhorias de performance e gerenciamento de memória. Um dos (poucos) itens que vale a pena destacar é a capacidade de sincronizar extensões. O Firefox já tinha há algumas versões a opção de sincronizar favoritos, histórico, senha e outros itens, mas é a primeira vez que usuários do navegador vão poder sincronizar extensões entre aparelhos.
E não é só no Firefox para desktop. Também é possível sincronizar nos aparelhos rodando Android com a nova versão instalada. Ela está desativada por padrão mas basta marcar a caixa de sincronizar complementos nas opções que tudo se resolve.
Sim, o Chrome já tinha isso há algum tempo, o Firefox ainda não é o mais rápido para abrir páginas assim como o Chrome e dificilmente vai conseguir angariar mais usuários com pequenas novidades como essas. Mas não consigo abandonar o navegador da Mozilla, que uso desde as primeiras versões. É um caso mais sentimental do que de performance. 😛
Leia | Como salvar os favoritos do Firefox [importar e exportar]