Os melhores recursos lançados por uma rede social em 2021, segundo o TB

Quando se fala em rede social, sempre tem aquele recurso que a gente ama e respeita; saiba qual foi o preferido da equipe do Tecnoblog em 2021

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano
Os melhores recursos lançados por uma rede social em 2021 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)
Os melhores recursos lançados por uma rede social em 2021 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Este é o último conteúdo da série “Melhores do ano, segundo o Tecnoblog” e é claro não podia faltar a categoria sobre os melhores recursos lançados por redes sociais. Tivemos muitas novidades no Instagram, Twitter, WhatsApp, entre outras plataformas que marcaram 2021 (e seus usuários). Por aqui, tivemos nossos preferidos!

Inevitavelmente, todo mundo usa uma rede social em algum momento do dia. Pode ser para trocar mensagens pessoais, profissionais, se informar e até mesmo realizar pagamentos. Pensando em funções que ajudam nesses momentos, tivemos lançamentos como o link nos Stories liberado para geral e o WhatsApp Pay. 

Não dá para esquecer dos áudios acelerados em até 2x ajudando a economizar o tempo na hora de ouvir aquelas mensagens de voz de 10 minutos e a possibilidade de publicar no Instagram pelo PC. 

Enfim, novidade foi o que não faltou por aqui. Para descobrir quais foram os recursos queridinhos do ano, fizemos uma votação com o time de especialistas do Tecnoblog que está sempre antenado nas novidades. O resultado você confere logo abaixo!

Como a votação foi feita, TB?

Antes de anunciarmos os vencedores, vamos falar como funcionou a votação para você ter certeza que a eleição foi totalmente justa — e 100% auditável:

O primeiro passo foi elaborar um formulário onde cada membro da equipe do Tecnoblog pôde montar seu pódio informando três modelos. Sem trazer alternativas aos participantes, pudemos ter a opinião real de cada um dos especialistas sem limitar sua escolha a recursos predefinidos.

Ao final do tempo definido para a votação, iniciamos o segundo passo onde distribuímos pontuações aos recursos de acordo com seu lugar no pódio e cada voto recebido. Dessa forma:

  • 1ª posição = 3 pontos;
  • 2ª posição = 2 pontos;
  • 3ª posição = 1 ponto.

Por fim, e não menos importante, somamos as pontuações que cada indicação recebeu, colhemos as justificativas daqueles que votaram nos recursos campeões e montamos um pódio definitivo com os três que mais pontuaram. Regras na mesa, é hora de conhecer o TOP 3 do TB.

3ª posição: WhatsApp Pay – 11 pontos

WhatsApp Pay (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
WhatsApp Pay (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O WhatsApp Pay foi lançado em 2020, mas logo depois foi suspenso pelo Banco Central que afirmou que o recurso deveria passar por uma avaliação de eventuais riscos. Só este ano — depois, inclusive do lançamento do Pix — que ele foi liberado para uso e chegou aos usuários. 

Com o WhatsApp Pay é possível enviar ou receber dinheiro de amigos e familiares diretamente pelo app de mensagens e sem pagar nenhuma taxa. É só usar um cartão pré-pago, de débito ou um cartão múltiplo com a função débito.

Eu, pessoalmente, ainda uso mais o Pix, mas não dá para negar que o serviço é uma ótima opção para quem ama praticidade e não quer sair do WhatsApp para pagar a quem deve.🤑

“Eu costumo usar o recurso com a minha família. Toda hora estamos transferindo Pix por conta das compras para casa e pelo WhatsApp essa ação ficou muito mais rápido. Por isso comecei a usar e gostei.”

Raquel Igne, editora audiovisual no Tecnoblog

2ª posição: Twitter Spaces – 14 pontos

É possível gravar um bate-papo no Spaces. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
É possível gravar um bate-papo no Spaces. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Salas de bate-papo em áudio, ao vivo, nas redes sociais também foram destaques esse ano. Tudo começou com o boom do Clubhouse, inicialmente disponível só para quem tinha iPhone e iPad (e esse pode ter sido o motivo do seu flop). O Twitter sacou a ideia e para não ficar para trás foi lá e criou o Spaces de uma forma bem mais democrática: liberado para Android, iPhone e até mesmo pelo PC.

O recurso tem outras funções bem legais como a opção de compartilhar tweets nas próprias salas do Spaces e controlar como cada pessoa vai participar do bate-papo. Assim, a galera usa o espaço para falar sobre diversos temas e interagir com outros usuários da rede social — inclusive, sempre rola bate-papo do TB, você já viu? Foi esse poder de vínculo e interação que conquistou parte do nosso time.

“Gerou um espaço interessante para criar debates entre criadores de conteúdo e leitores, fãs, ouvintes, entre outros. Tudo isso em tempo real.”

Vivi Werneck, autora no Tecnoblog e apresentadora do podcast Hit Kill
Figurinha com link nos Stories. (Imagem: Divulgação/Instagram)
Figurinha com link nos Stories. (Imagem: Divulgação/Instagram)

Quem nunca quis dizer aquela famosa frase “Arrasta pra cima” no Instagram? Porém, há não muito tempo, para colocar um link nos Stories da rede social o usuário tinha que ter pelo menos 10 mil seguidores — número que não é tão fácil assim atingir, né? 

Em 2021, o Instagram resolveu liberar a função para todos os usuários através de uma figurinha. Agora, mesmo quem tem poucos seguidores consegue compartilhar um link nos Stories — motivo suficiente para ganhar o prêmio de melhor recurso lançado em 2021 em uma rede social, segundo o TB.

“Sem dúvida era um dos recursos mais esperados há anos e que finalmente chegou! Um recurso tão prático como esse disponível para todos, nada mais democrático que isso, né?”

Vitor Pádua, diretor de arte no Tecnoblog

O especial “Melhores do ano, segundo o Tecnoblog” fica por aqui, mas se você sentiu falta de algum recurso que foi lançado em 2021 por alguma rede social, compartilha com a gente lá na Comunidade. 

E se perdeu algum post da nossa série, ainda dá tempo de ver antes que acabe 2021:

Ótima virada de ano e nos vemos em breve! 🍾

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados