Início / Notícias / Celular /

Samsung revela nova interface One UI com Android Pie

A One UI tem como principal objetivo permitir que você use celulares grandes com apenas uma mão

Victor Hugo Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A conferência usada pela Samsung para apresentar seu celular dobrável também serviu para revelar a nova interface da empresa para smartphones. A One UI, como foi chamada, se baseia no Android 9 Pie e foca nos aparelhos com telas grandes.

O principal objetivo da One UI é permitir que você navegue usando somente uma mão, o que se tornou bem complicado em smartphones com telas cada vez maiores. Quem nunca segurou o celular com uma mão e quase deixou ele cair ao tentar alcançar algo na parte de cima da tela?

Samsung One UI

Com isso em mente, a Samsung decidiu mover os elementos com os quais você interage para a metade debaixo. No aplicativo de mensagens, por exemplo, a lista começa a ser exibida no meio da tela para você alcançar mais facilmente a última mensagem.

Samsung One UI (Foto: SlashGear)

As abas, presentes em aplicativos como o do relógio, passaram por mudanças e foram movidas para a parte inferior da tela. As caixas de diálogo, que costumam exibir perguntas e avisos no meio da tela, também passaram para baixo.

Samsung One UI (Foto: SlashGear)

Samsung One UI (Foto: SlashGear)

A Samsung ainda fez mudanças no visual de outros elementos: as bordas ficaram mais arredondadas, os ícones foram redesenhados e há um novo jogo de cores. Por padrão, a cor principal do sistema será a mesma do aparelhos. Essa opção poderá ser alterada, inclusive por um novo Modo Escuro.

O novo visual será usado em todos os smartphones da Samsung, até mesmo no novo celular dobrável. A fabricante tem trabalhado com o Google para permitir que o Android funcione normalmente em telas desse tipo.

A One UI começará a ser testada em dezembro por meio do programa beta para Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Polônia e Índia. A interface deve ser liberada oficialmente em janeiro para o Galaxy S9, Galaxy S9+ e Galaxy Note 9.

Samsung One UI (Foto: SlashGear)

Com informações: SlashGear (2), The Verge.