Google Glass Enterprise Edition 2 é homologado pela Anatel

Google Glass vai ganhar nova versão chamada Enterprise Edition 2; dispositivo é voltado para empresas, não para consumidores

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 9 meses

O Google Glass vai ganhar uma nova versão este ano que ainda não foi anunciada oficialmente. Trata-se do Enterprise Edition 2: ela foi homologada pela Anatel no final de fevereiro e tem permissão para ser vendida no Brasil. O dispositivo é voltado para empresas, não para consumidores, e vem sendo usado pela DHL, Volkswagen e Samsung.

Cesar Cardoso, do Pinguins Móveis, descobriu que o Google Glass Enterprise Edition 2 passou pela homologação da Anatel. Os documentos revelam alguns detalhes adicionais sobre o dispositivo que, no geral, manteve um design bem semelhante ao de seus antecessores.

O “GG2”, nome de modelo para este novo Google Glass, continua sendo uma haste com um prisma na parte frontal que serve como display, exibindo informações para seu olho direito.

De acordo com o manual presente nos documentos da Anatel, você controla as informações na tela usando o touchpad na lateral. Deslize para cima, baixo, direita ou esquerda; toque para selecionar; e dê um toque duplo para interagir com o sistema.

Ainda existe uma câmera na parte frontal, além de um botão físico: pressione-o para tirar uma foto, e segure para gravar vídeo. O Google Glass possui uma dobradiça: você pode dobrá-lo para ativar o modo suspenso, que desativa o display, touchpad e botão de câmera.

É possível encaixar acessórios, como óculos de proteção, direto na dobradiça. E há um alto-falante para ouvir instruções em áudio, por exemplo. Você carrega a bateria através da porta USB-C; há uma luz LED na traseira para indicar o carregamento.

Os documentos da Anatel não revelam as especificações do Google Glass, dizendo apenas que ele é compatível com Wi-Fi 802.11ac dual-band (2,4 GHz e 5 GHz). No entanto, um teste do Geekbench indica o que podemos esperar: processador Snapdragon 710, 3 GB de RAM e sistema operacional Android.

Google Glass deve ter duração melhor de bateria

As fotos da Anatel confirmam uma informação divulgada pelo 9to5Google no ano passado: o Glass Enterprise Edition 2 não tem grandes mudanças de design. O foco aqui aparentemente está em melhorar o desempenho e a duração da bateria. Ele deve ser lançado para empresas em algum momento de 2019.

O Google Glass Enterprise Edition já foi usado por dezenas de empresas. A DHL (logística) oferece o dispositivo para funcionários que separam as encomendas; a Samsung o utiliza para organizar seu estoque de peças de reposição na Europa; e a Volkswagen o distribui para funcionários na linha de montagem de carros.

A homologação do novo Google Glass foi solicitada pela E3Tech Engenharia e Representações, que oferece serviços de representante legal para fornecer peças e assistência técnica no Brasil.

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados