Microsoft Paint permite desenhar com teclado no Windows 10

Além de mouse e mesa digitalizadora, o Paint também pode receber atalhos do teclado para criar desenhos

Victor Hugo Silva
• Atualizado há 3 anos
Microsoft Paint permite desenhar com teclado no Windows 10

A Microsoft até lançou uma versão 3D do Paint, mas a edição clássica ainda é muito usada. O programa é tão popular que ainda recebe algumas melhorias. A mais recente, liberada na atualização de maio do Windows 10, permite desenhar usando apenas o teclado.

O recurso, que amplia a acessibilidade no Paint, se junta às opções convencionais. O programa permite, por padrão, o uso do mouse e também pode ser usado com o auxílio de uma mesa digitalizadora. E, de acordo com a Microsoft, os usuários não precisarão de muitos atalhos para desenhar com o teclado.

Após a atualização, o cursor do Paint poderá ser movido com as setas. Para escolher um recurso, aperte Alt e use as setas para se locomover na área das ferramentas. A barra de espaço pode ser usada para acionar os comandos, como preencher a área com uma cor.

Para selecionar um trecho da tela ou criar uma nova forma, basta segurar a barra de espaço e usar as setas. Em seguida, é possível escolher um dos pontos da seleção com Tab (no sentido horário) ou Tab + Shift (no sentido anti-horário).

Ao escolher um ponto, é possível arrastá-lo para os lados com as setas. Para mover todo o trecho selecionado, mantenha o ponto destacado no centro com o Tab e depois use as setas. As mudanças podem ser confirmadas com Ctrl + espaço e, canceladas com Esc.

Além das mudanças para tornar o Paint compatível com o teclado, a Microsoft afirma que o programa ganhou melhorias na interação com leitores de tela como o Windows Narrator. A ferramenta descreve o que aparece na tela e pode ser usada por pessoas com deficiência visual.

Microsoft Paint permite desenhar com teclado no Windows 10

Com informações: Microsoft.

Leia | Como fazer contorno no Photoshop

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.