Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Chrome OS ganha integração com Dropbox no gerenciador de arquivos

A integração não exige versão específica do Chrome OS, depende apenas do aplicativo do Dropbox para Android instalado no portátil

André Fogaça

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Dropbox já pode ser utilizado nativamente no gerenciador de arquivos que existe dentro do Chrome OS. A novidade faz o serviço de armazenamento em nuvem aparecer como uma pasta nativa do sistema, como já fazem alguns concorrentes como o OneDrive e até mesmo o Google Drive.

chrome OS dropbox fino

Para a pasta do Dropbox aparecer na barra lateral que fica na esquerda do gerenciador de arquivos, chamado apenas por Arquivos, o serviço de backup em nuvem precisou incorporar uma API chamada DocumentsProvider, lançada no ano passado e que permite a exibição e gerenciamento de arquivos que estão nos servidores.

Já era possível acessar todos os arquivos do Google Drive a partir deste local, mas com a nova instrução outros apps começaram a inserir a funcionalidade como é o caso do OneDrive da Microsoft.

Para acessar as pastas e arquivos do Dropbox o usuário não precisa nem mesmo de uma versão específica do Chrome OS. É necessário apenas que o Chromebook conte com acesso ao acervo da Play Store, pois a integração depende do app para Android instalado. Existe apenas uma limitação, que fica na contagem de dispositivos que podem acessar a conta na versão gratuita (são três no máximo).

Nos testes que fiz, reparei que é possível subir arquivos ao jogar dentro da pasta e o mesmo vale para o download, mas alterações feitas em outros gadget não foram sincronizadas. Eu não consegui ver uma foto que foi para o Dropbox pelo navegador (do próprio Chromebook) e nem mesmo apagar uma pasta pelo gerenciador do Chrome OS – ela foi apagada, mas não sumiu nos outros dois locais onde acesso a conta.

Com informações: Android Police.