Google é alvo de terceiro processo antitruste nos EUA

Processo movido por mais de 30 estados acusa Google de prejudicar concorrentes como Expedia e Yelp nas buscas

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças/Unsplash)
Google (Imagem: Nathana Rebouças)

Em um intervalo de oito semanas, o Google se tornou alvo do terceiro processo antitruste nos Estados Unidos. A nova ação é movida por 35 estados, além de Washington D.C. e os territórios de Porto Rico e Guam. A acusação é de que a empresa mantém práticas ilegais e anticompetitivas por meio de seu buscador.

Os estados afirmam que a pesquisa do Google é desenvolvida para priorizar os produtos da empresa em vez de oferecer uma competição justa com outros sites. A ação cita que a companhia reduziu o alcance de sites como Expedia e Yelp nos resultados de busca para favorecer seus próprios serviços.

Segundo o advogado-geral do Colorado, Phil Weiser, o objetivo do processo é restaurar a concorrência. “As ações anticompetitivas do Google protegeram seus monopólios gerais de busca e excluíram rivais, privando consumidores dos benefícios das escolhas competitivas, impedindo a inovação e prejudicando novas entradas [de concorrentes] ou expansões”, afirmou.

A advogada-geral de Nova York, Letitia James, classificou o Google como o “gatekeeper da internet”, que tem o poder de direcionar o que a maioria dos usuários acessa. “O Google está na encruzilhada de muitas áreas de nossa economia digital e usou seu domínio para esmagar ilegalmente os concorrentes, monitorar quase todos os aspectos de nossa vida digital e lucrar bilhões”, declarou.

Google questiona processo antitruste

Com a instauração do processo, o Google questionou as acusações das autoridades dos EUA. Em comunicado, a empresa afirmou que considera o escrutínio válido e que está preparada para responder aos questionamentos, mas defende que o processo será prejudicial para os usuários.

“Este processo visa redesenhar a busca de forma a privar os americanos de informações úteis e prejudicar a opção de empresas se conectarem diretamente com os consumidores. Estamos ansiosos para apresentar esse caso no tribunal, mantendo o foco em fornecer uma experiência de alta qualidade para nossos usuários”, aponta o comunicado assinado por Adam Cohen, diretor de política econômica do Google.

Na quarta-feira (16), a empresa recebeu um processo movido por dez estados americanos, que se concentra nas práticas ligadas ao segmento de anúncios. Em outubro, o Departamento de Justiça iniciou uma ação com 11 estados americanos em que acusa a companhia de manter monopólio em buscas e anúncios online.

Com informações: The Verge, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados