Xiaomi promete conserto grátis para Mi A3 com Android 11 travado

Atualização para Android 11 liberada em dezembro faz Mi A3 parar de funcionar; Xiaomi suspendeu update e prometeu reparo

Emerson Alecrim
Por

2020 poderia ter terminado bem para alguns usuários do Mi A3, se não fosse por um detalhe: a atualização para o Android 11 que a Xiaomi liberou para a linha deixou algumas unidades inutilizáveis. Em resposta ao problema, a Xiaomi suspendeu o update e prometeu reparo gratuito dos aparelhos afetados.

A atualização para o Android 11 começou a ser liberada nos últimos dias de 2020. Não demorou para que relatos sobre usuários que tiveram problemas com o procedimento pipocassem nas redes sociais, no fórum oficial da Xiaomi e no Reddit.

Xiaomi Mi A3 (imagem: divulgação/Xiaomi)

Xiaomi Mi A3 (imagem: divulgação/Xiaomi)

Muitos usuários notaram que, após a atualização, o Xiaomi Mi A3 simplesmente não carrega mais o sistema operacional. Em determinados casos, o celular trava antes da tela de inicialização, o que impede o usuário de tentar algum procedimento de restauração.

Diante da gravidade do problema, um representante da Xiaomi na Índia informou que, logo após a falha ter sido identificada, a companhia suspendeu o pacote de atualização do Android 11 para o Mi A3.

Para quem foi afetado pelo problema, a Xiaomi orienta que o aparelho seja levado a uma de suas unidades de assistência técnica para reparo. Pelo menos na Índia, o procedimento será gratuito, mesmo se o celular não estiver mais em garantia — ainda não há informação sobre como o problema será tratado em outros países.

A empresa não deu previsão de quando pretende liberar novamente o Android 11 para o Xiaomi Mi A3.

Família Mi A tem histórico de problemas

A família Mi A parece sofrer uma “maldição” no que diz respeito a atualizações de software. No caso do Mi A3, uma série de bugs atrasou a liberação do Android 10 no primeiro trimestre de 2020 (o modelo faz parte do programa Android One, vale lembrar).

Na mesma época, o Mi A2 Lite também teve problemas. Na ocasião, um update para o Android 10 impedia o aparelho de carregar o sistema operacional.

Em julho de 2020, o Mi A3 voltou a ter problemas com updates: uma atualização para o modelo precisou ser suspensa por impedir o smartphone de funcionar com dois SIM cards.

Com informações: Android Police.

Relacionados

Relacionados