Início / Notícias / Computador /

Samsung anuncia primeira tela OLED de 90 Hz para notebooks

Samsung prevê o início da produção em massa de primeira tela OLED de 90 Hz para notebooks no primeiro trimestre deste ano

Bruno Gall De Blasi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Samsung Display anunciou nesta quarta-feira (20) o início da produção em massa da primeira tela OLED de 90 Hz para notebooks. Segundo a fabricante sul-coreana, os painéis de 14 polegadas para computadores portáteis começarão a ser preparados para as fabricantes ainda no primeiro trimestre de 2021.

Samsung Book X45 (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Samsung Book X45 (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O anúncio dá a largada na fabricação do componente que tende a agradar o público gamer, por exemplo. Segundo a empresa, a nova tela para notebooks terá 14 polegadas, tecnologia OLED e taxa de atualização de 90 Hz, que promete tempo de resposta mais ágil que painéis LCD de 120 Hz.

“Em uma aparente contradição, as telas OLED são capazes de fazer a transição de uma tela para a outra muito mais rápida do que as telas LCD com a mesma taxa”, explicam. “A taxa de atualização da tela OLED de 90 Hz é, na verdade, 10 vezes o tempo de resposta da tela mais rápida do mercado atualmente. Na verdade, a tela OLED de 90 Hz oferece alta velocidade no mesmo nível das telas LCD de 120 Hz”.

As demais especificações sobre o monitor, no entanto, não foram reveladas.

De acordo com o CEO da Samsung Display, Joo Sun Choi, a produção terá início no começo de março em “quantidades muito grandes”. A expectativa da fabricante é que “várias empresas globais de TI” apresentem laptops com a nova tela OLED em 2021.

Samsung revela tela com webcam oculta

Ainda em janeiro, a Samsung Display apresentou uma tela OLED que esconde a webcam. O componente teve sua primeira aparição em um teaser revelado no último dia 14 na rede social chinesa Weibo.

As bordas finas ao redor da tela é outro destaque do anúncio. Segundo a companhia, o display ocupa 93% do corpo do computador. A peça ainda é mais fina e mais leve. As especificações do componente e os detalhes sobre a qualidade da câmera, no entanto, ainda são um mistério.

A Samsung ainda pode levar tecnologia similar aos celulares no futuro. Dois anos após mencionar a possibilidade de esconder a câmera frontal atrás da tela de celulares, a marca sul-coreana patenteou um conceito de painel que oculta o sensor de selfies. Um dos possíveis candidatos para trazer a novidade é o Galaxy Z Fold 3.

Com informações: Samsung Display e The Verge