Vazamento do Android 12 revela mudanças na interface e recursos

Android 12 deve trazer melhorias para capturas de tela, App Pairs, novos Emojis, alterações no visual e outras novidades

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apps no Android (Imagem: Adrien/Unsplash)
Apps no Android (Imagem: Adrien/Unsplash)

Ainda falta para o Android 12 chegar ao público. Mas já é possível dar uma olhada no que pode estar por vir na próxima versão do Android: diversas mudanças e recursos do sistema do Google foram antecipados pelo XDA-Developers nesta terça-feira (13). Entre as novidades, estão melhorias em capturas de tela, alterações no visual e mais.

Os detalhes surgiram a partir de uma versão experimental do sistema ainda não distribuída e repassada ao site através de uma fonte que preferiu não ser identificada. A compilação é mais recente que as últimas prévias liberadas aos desenvolvedores e traz algumas novidades que devem acompanhar o sucessor do Android 11 no futuro.

A atualização do sistema tende a incrementar a ferramenta para screenshots. Espera-se que o Android 12 traga suporte nativo à captura de toda a tela, inclusive de partes que não estão sendo exibidas no display. Ou seja, a função permitiria tirar prints de um site inteiro, por exemplo, como já ocorre em celulares Samsung Galaxy.

Android 12 deve trazer opção para tirar print de um site inteiro (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Android 12 deve trazer opção para tirar print de um site inteiro (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

O App Pairs, novidade revelada no começo do ano, também chegou com mudanças na compilação vazada. Segundo o site, ao tocar na barrinha para ajustar a divisão duas vezes, os apps invertem a posição. O botão liga e desliga também pode ser configurado para acionar a Google Assistente ao pressioná-lo por alguns segundos, como no iPhone.

Os usuários também poderão configurar para apresentar duas telas iniciais no tablet e acessar o controle de dispositivos inteligentes e cartões pelas configurações rápidas. Demais mudanças ficam pela busca no seletor de widgets e a chegada de novos Emojis. A opção para ajustar a rede Wi-Fi também mudou de nome: agora, chama-se “Internet”.

Android 12 pode contar com opção para exibir duas telas de inicio, lado a lado, em tablets (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Android 12 pode contar com opção para exibir duas telas de inicio, lado a lado, em tablets (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Android 12 deve trazer alterações no visual

Outras mudanças reveladas nesta semana se referem ao design da próxima versão do sistema operacional. Algumas delas ficariam pelo painel que aparece na lateral ao ajustar o volume, que está maior e com as bordas estão mais arredondadas. Ainda segundo o site, as cores seguem as configurações do sistema.

O widget de conversas, para mostrar mensagens recentes, recebeu melhorias. As alterações também ficam pelos efeitos ao rolar uma página até o final, abrir a grade de aplicativos e conectar o carregador. O sistema ainda traz mudanças nos ajustes de brilho da tela e inclui telas iniciais geradas automaticamente ao abrir apps.

Versão experimental do Android 12 vazada mostra mudanças no visual (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Versão experimental do Android 12 vazada mostra mudanças no visual (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Atualmente, o Android 12 está em desenvolvimento e teve a sua primeira prévia liberada em fevereiro. Espera-se que outras novidades do sucessor do Android 11 sejam anunciadas durante o Google I/O 2021. O evento, que será realizado gratuitamente pela internet, está marcado para acontecer entre os dias 18 e 20 maio.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados