Snapdragon 8cx Gen 3 é o novo chip da Qualcomm para notebooks Windows
Qualcomm destaca que Snapdragon 8cx Gen 3 é 85% mais rápido que antecessor; Snapdragon 7c+ Gen 3 aparece como opção para notebooks básicos

Qualcomm destaca que Snapdragon 8cx Gen 3 é 85% mais rápido que antecessor; Snapdragon 7c+ Gen 3 aparece como opção para notebooks básicos
Chegará o dia em que chips de arquitetura Arm serão comuns em computadores com Windows? É difícil dizer, mas esforços em prol desse cenário não faltam. A mais recente iniciativa vem da Qualcomm: nesta quarta-feira (1º), a companhia fez o anúncio oficial do chip para notebooks Snapdragon 8cx gen 3. Há também uma opção para computadores mais simples: o chip Snapdragon 7c+ Gen 3.
Como o nome indica, essa é a terceira geração da linha. As duas primeiras, lançadas em 2018 e 2020, registraram participação quase nula no mercado. Fabricantes como Samsung, Acer e HP chegaram a lançar notebooks com os processadores Snapdragon 8cx e Snapdragon 8cx gen 2, mas nenhum desses modelos atingiu números expressivos de vendas.
Apesar disso, faz sentido a Qualcomm insistir nesse mercado. A companhia tem ampla presença em celulares e tablets, segmentos que já não dão tanta margem para crescimento. O de laptops, por outro lado, representa um potencial enorme, afinal, quem não quer um notebook com bateria de longa duração?
Autonomia de bateria é justamente um dos pontos fortes de laptops equipados com chips de arquitetura Arm. É por isso que, ao anunciar o Snapdragon 8cx gen 3, a Qualcomm ressaltou essa como uma de suas qualidades.
De acordo com a companhia, o novo processador pode permitir mais de 25 horas de uso do notebook com uma única recarga — e sem necessidade de ventoinha. Como ninguém passa todo esse tempo usando o equipamento de modo direto (pelo menos não deveria passar), essa mesma recarga deve garantir energia para vários dias de utilização.
Quantos dias? É complicado dar um número porque esse fator depende da quantidade de horas de uso e da carga de trabalho. Mas o recado da Qualcomm é este: o Snapdragon 8cx gen 3 permite que o notebook tenha até duas vezes mais autonomia do que um computador equivalente com processador x86.
Limitações de desempenho no Windows estão entre os fatores que fizeram as gerações anteriores do chip serem vistas com desconfiança. Mas o Snapdragon 8cx gen 3 promete atacar esse problema com valentia: de acordo com a Qualcomm, o chip tem até 85% mais desempenho do que o seu antecessor em tarefas multithread; em thread único, esse ganho é de 40%.
Para tanto, o chip conta com oito núcleos, entre unidades de alto desempenho e de eficiência energética.
Tem mais. O modelo é baseado em tecnologia de 5 nanômetros, o que levou a Qualcomm a destacar que esse é o primeiro processador dentro desse patamar a funcionar com o Windows.
Também há ganhos no quesito gráficos: o Snapdragon 8cx gen 3 conta com uma GPU Adreno que, na comparação com a geração anterior, é até 60% mais rápida. Graças a isso, computadores baseados no novo chip podem rodar determinados jogos em full HD e até 120 fps, afirma a Qualcomm.
Reforçam o aspecto do desempenho os atributos de inteligência artificial (IA) do chip. Com eles, o Snapdragon 8cx gen 3 pode alcançar 29 trilhões de operações por segundo (TOPS, na sigla em inglês). Em tese, esse poderio torna o chip mais rápido na detecções de ameaças ou em reconhecimento facial, por exemplo.
Como não poderia deixar de ser, o novo chip também conta com recursos de conectividade. O destaque vai para o modem 5G, ou melhor, para os modems 5G: o chip pode ser combinado com o Snapdragon X55, o Snapdragon X65 ou o Snapdragon X65. Este último é o modem mais avançado do trio e pode alcançar taxas de até 10 Gb/s (gigabits por segundo) no download.
O Snapdragon 8cx gen 3 traz ainda suporte a Wi-Fi 6/6E em modo MIMO 2×2 e a Bluetooth 5.1.
Talvez por experiência própria, você deve saber que videoconferências estão e vão continuar em alta, razão pela qual a Qualcomm equipou o novo produto com um processador de sinal de imagem (ISP, na sigla em inglês) que suporta capturas de vídeo em até 4K e 30 fps.
Vale destacar ainda que a novidade é compatível com memórias RAM do tipo LPDDR4x e traz suporte ao padrão de armazenamento UFS 3.1.
Se todos esses recursos serão suficientes para o Snapdragon 8cx gen 3 vingar no mercado ainda não sabemos. De todo modo, a expectativa é a de que os primeiros notebooks equipados com o novo chip sejam anunciados até o primeiro semestre de 2022.
O Snapdragon 8cx Gen 3 não chega só. A Qualcomm também revelou o Snapdragon 7c+ Gen 3, um chip octa-core mais simples, direcionado a notebooks básicos, incluindo Chromebooks.
Trata-se de um modelo com tecnologia de 6 nanômetros que oferece até 60% mais desempenho em relação à geração anterior. Em gráficos, o ganho de performance é de 70% nessa comparação.
Também encontramos recursos para inteligência artificial aqui: o motor de IA da novidade alcança 6,5 trilhões de operações por segundo, nas palavras da Qualcomm.
Já a compatibilidade com 5G é garantida pelo modem Snapdragon X53, que suporta de até 3,3 Gb/s no download.
Novamente, a expectativa é a de que os primeiros produtos baseados no Snapdragon 7c+ Gen 3 sejam anunciados até o segundo semestre de 2022.