iPhone 14 Pro deve trazer suporte a 8K pensado para futuro headset da Apple

iPhone 14 Pro pode ser lançado com câmera de vídeo 8K para ser utilizado no headset de realidade aumentada e de realidade virtual da Apple

Bruno Gall De Blasi
Por

Apple deve levar grandes incrementos à câmera da sua próxima geração de celulares. É o que conta o analista Ming-Chi Kuo: o suposto iPhone 14 Pro está cotado a trazer uma câmera que filma em 8K para ser usado no futuro headset de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) da marca. As informações foram reveladas pelo MacRumors nesta segunda-feira (20).

Sucessor de iPhone 13 (foto) deve ganhar câmera que filma em 8K e de 48 megapixels (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Sucessor de iPhone 13 (foto) deve ganhar câmera que filma em 8K e de 48 megapixels (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

O rumor dá tração às apostas de que a Apple pretende aplicar melhorias significativas nas câmeras de seus celulares nos próximos dois anos. Em abril, o analista afirmou que a linha iPhone 14, cujo nome ainda não foi confirmado, seria anunciada com câmera de até 48 megapixels. A evolução, neste caso, seria destinada possivelmente ao sensor principal das edições Pro e Pro Max. 

Os smartphones também utilizariam a tecnologia Pixel Binning para tirar fotos de 12 MP. O recurso é conhecido por juntar quatro pixels em um para capturar imagens com mais detalhes e aumentar a captação de luz em ambientes escuros, por exemplo. Vale lembrar que esta função é encontrada em diversos celulares Android da Samsung, Xiaomi, Motorola, entre outros, inclusive em modelos intermediários.

Apple deve implementar grandes melhorias nas câmeras do iPhone nos próximos dois anos (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Apple deve implementar grandes melhorias nas câmeras do iPhone nos próximos dois anos (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

iPhone 14 Pro deve filmar em 8K para headset de AR e VR

Outro avanço ficaria pela alta resolução do sensor fotográfico para filmagens. Na mesma ocasião, Kuo também relatou que as edições mais avançadas seriam capazes de gravar vídeos em 8K. Este incremento seria um passo importante para a Apple lançar seu headset de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) em 2022.

Não se sabe, porém, qual seria o destino dos demais sensores com lentes ultrawide e teleobjetiva. Mas a Apple pretende incrementar uma dessas câmeras ao lançar o seu primeiro telefone com lente do tipo periscópio em 2024. Caso o rumor seja confirmado, a mudança garantiria um zoom maior ao celular que chegaria às lojas como iPhone 15.

Ainda de acordo com as previsões do analista reveladas pelo MacRumors, as melhorias que devem ser aplicadas nos próximos dois anos também devem ajudar a fornecedora taiwanesa Largan Precision a expandir o seu lucro e a sua participação de mercado.

O suposto iPhone 14 deve ser anunciado no fim de 2022.

Com informações: MacRumors