Android 12L chega com novidades e adaptações para tablets e dobráveis

Versão do Android para telas grandes, Android 12L usa espaço extra para acomodar melhor notificações, atalhos, configurações e multitarefas

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 7 meses
Android 12L
Android 12L (Imagem: Divulgação/Google)

Um novo Android para telas grandes chegou. O Google liberou nesta segunda-feira (7) a versão final do Android 12L. Atualização da versão 12 do sistema, ele traz várias adaptações e recursos para tablets e dobráveis. Entre as novidades, estão uma barra de tarefas e melhorias em controles e configurações.

Já faz um tempo que o Android não dá uma atenção especial aos tablets. Ele sofre concorrência da Apple, com seu iPad e o iPadOS, e mesmo dentro do próprio Google, com o Chrome OS e os Chromebooks conversíveis.

Fabricantes que adotam o sistema geralmente fazem várias customizações para suprir lacunas. É o caso, por exemplo, da Samsung, que coloca recursos especiais para tablets em sua One UI Tab.

O Android 12L tenta preencher alguns desses vazios. O sistema agora tem uma barra de tarefas que comporta ícones de até seis apps recentes. Além de poder alternar entre tarefas, é possível arrastá-los para abrir dois softwares lado a lado.

Categorias das configurações agora ficam em uma coluna na esquerda
Categorias das configurações agora ficam em uma coluna na esquerda (Imagem: Divulgação/Google)

Por falar nisso, a visualização com a tela dividida ganhou melhorias. A linha que separa os dois apps ficou mais larga (como acontece na One UI Tab da Samsung). Assim, fica mais fácil colocar o dedo nela e arrastá-la para redimensionar cada aplicativo.

As notificações também se ajustam melhor ao espaço extra da tela. Elas ficam na coluna da direita, enquanto a da esquerda é reservada para atalhos. Além disso, as seções dos configurações ficam na lateral, facilitando o acesso e a navegação.

Área de notificações separou atalhos em uma coluna própria
Área de notificações separou atalhos em uma coluna própria (Imagem: Divulgação/Google)

Samsung, Lenovo e Microsoft devem adotar Android 12L

No post de anúncio da nova versão do sistema, o Google conta que Samsung, Lenovo e Microsoft têm atualizações planejadas para seus tablets e dobráveis.

A Samsung conta com uma linha de tablets bastante consolidada, a Galaxy Tab. O Galaxy Tab S8, topo de linha da marca, foi anunciado em fevereiro. Ele roda Android 12 com a One UI Tab 4, personalização da fabricante sul-coreana que adiciona recursos ao sistema.

A Lenovo vem apostando mais nessa categoria de produtos. Além disso, pouco a pouco, eles vêm chegando ao mercado brasileiro. É o caso do Tab P11 Plus. Ele roda Android 11 e tem uma interface quase “pura”.

Já a Microsoft tem seu Surface Duo 2, aparelho dobrável com duas telas. Ele também roda Android 11 e tem foco em produtividade.

Atualização já está disponível para linha Pixel

Formalmente, o Android 12L é Android 12.1. É a primeira vez depois de muito tempo que o sistema ganha uma atualização sem mudar de versão. Isso não acontecia desde o Android 8.1 Oreo, de dezembro de 2017.

O Android 12.1 já está disponível para aparelhos Pixel, desde o Pixel 3a até o Pixel 5a. O Pixel 6 deve recebê-lo ainda este mês.

Com informações: Google, XDA-Developers, 9to5Google.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados