Fã de Elden Ring está desenvolvendo versão do jogo para Game Boy

Jogador de Elden Ring quer recriar áreas e NPC para o Game Boy, e transmite o desenvolvimento do jogo em tempo real para fãs

Pedro Knoth
Por

Elden Ring é o jogo mais colossal da FromSoftware com bastante folga, devido a seu mundo aberto e livre à exploração. Apesar disso, um fã do jogo está criando uma versão do game que seria lançada há 30 anos: ele vai trazer o aclamado título de 2022 para o Game Boy. E o desenvolvimento pode ser acompanhado por qualquer um em tempo real.

O mais novo RPG de ação da japonesa FromSoftware demora dezenas de horas para ser zerado, e isso se o jogador apenas superar os desafios da campanha principal. Quests para desbloquear finais alternativos, além de áreas e bosses opcionais, podem levar o player a gastar mais de 100 horas somente no new game.

Por isso, a tarefa do usuário shintendoTV, no Reddit, de portar Elden Ring para uma plataforma muito inferior ao PS5 ou Xbox Series X é ambiciosa, no mínimo. Ele anunciou o “demake” — quando um jogo é refeito para um dispositivo de uma geração inferior — no fórum oficial do game na rede social, ganhando mais de 4 mil upvotes.

Na publicação, shintendo diz que a versão está sendo desenvolvida para funcionar em um hardware real, provavelmente para o Analogue Pocket, um mini-console retrô que simula um Game Boy original. O fã de Elden Ring, no entanto, não sabe quanto do game ele vai recriar no demake.

Ele espera concluir a área de Limgrave pelo menos até o final de maio, e também planeja incluir a NPC Melina, a donzela que acompanha o jogador em sua aventura. Mas o desenvolvimento será feito “pixel por pixel”.

Um vídeo que acompanha a postagem mostra que shintendo conseguiu concluir o começo do jogo — quando o player acorda na Capela da Antecipação e luta contra o primeiro boss. As mecânicas são típicas de um título de Game Boy: simples, mas com animações bem simpáticas.

Quando você morre no Elden Ring para Game Boy, essa tela aparece (Imagem: shintendoTV/ Reddit)

Fã que vai recriar Elden Ring para Game Boy é streamer

Shintendo faz streams enquanto desenvolve o jogo para mostrar aos seguidores o passo a passo por trás da criação. O demake está sendo produzido no GB Studio 3.0, um software que ele classifica como “impressionante”. Aparentemente, o programa ainda está na fase de testes.

Esse não é o único demake de um jogo da FromSoftware que partiu da iniciativa de um fã. O RPG com temática vitoriana Bloodborne, lançado para PS4, ganhou uma versão retrô para o PSOne que roda em emuladores no PC (Windows).

O demake para Game Boy é mais um jeito “alternativo” que fãs de Elden Ring descobriram para se divertir ainda mais com o título. Um player se comprometeu a auxiliar outros Maculados e lutar sozinho contra o boss mais difícil do jogo, enquanto um speedrunner venceu os desafios impostos pela FromSoftware usando seu bumbum (e anos de treinamento).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados