iOS 16 é liberado pela Apple: veja o que muda nos iPhones

Atualização para iPhones aterrissa no mesmo dia que o watchOS 9, com quatro novos mostradores; iPadOS 16.1 e macOS Ventura ficam para outubro

Yan Avelino
Por
Novidades do iOS 16 (Imagem: Divulgação/Apple)

A Apple liberou a atualização do iOS 16 para o público geral nesta segunda-feira (12). O grande destaque é a tela de bloqueio personalizável. Quem tem um Apple Watch Series 4 ou posterior também já pode fazer o update para o watchOS 9, que tem um novo app para gerenciar medicamentos. Já o iPadOS 16 e o macOS 13 Ventura, contudo, vão demorar um pouco mais.

O que muda no iOS 16?

A tela de bloqueio foi totalmente redesenhada no iOS 16. Pela primeira vez, há a presença dos widgets. Com eles, você pode observar, por exemplo, o clima na região, os próximos compromissos ou até o nível da bateria dos AirPods, sem precisar desbloquear o iPhone. Sim, o Android já tinha algo semelhante há muitos anos, e agora é a vez da Apple.

A nova lockscreen permite escolher a fonte e a cor do relógio. Ela também conta com alguns efeitos de profundidade, permitindo que objetos da foto interajam com a data. Além disso, as notificações mudaram de lugar na tela de bloqueio, e agora ficam na parte inferior da tela, deixando mais espaço para as fotos.

Também será possível aplicar uma tela de bloqueio personalizada para cada modo Foco — o recurso que ajuda os usuários evitarem distrações no iPhone —, podendo alternar facilmente entre eles.

iOS 16 e tela de bloqueio
Grande destaque do iOS 16 é sua novíssima tela de bloqueio. (Imagem: Divulgação/Apple)

Tem novidades significativas no aplicativo Mensagens. A partir do iOS 16 será possível editar ou excluir mensagens, marcar mensagens como não lidas e iniciar uma sessão do SharePlay com os amigos diretamente no iMessage. Os usuários também poderão transferir chamadas via FaceTime de um dispositivos para outro.

No Mail, a ferramenta “Buscar” foi completamente reformulada, a fim de ser mais precisa e entregar resultados melhores para os usuários, e há novos recursos para agendar e-mails, bem como cancelar entregas e receber lembretes de acompanhamento.

Como instalar o iOS 16

Para ver se o iOS 16 chegou é só acessar as Configurações, tocar em “Geral” e em “Atualização de Software”. A opção para atualizar aparecerá nessa seção.

Quais iPhones podem atualizar para o iOS 16?

A atualização estará disponível para usuários do iPhone 8 e posteriores. Você pode conferir a lista completa dos modelos de iPhones compatíveis nesse artigo.

watchOS 9 acompanha melhor o sono

O watchOS 9 chega com melhorias de design, quatro mostradores inéditos, um novo aplicativo e melhorias em acessibilidade. Tal como no iOS 16, por aqui, cada modo Foco também poderá ser associado a um mostrador específico.

watchOS 9 (Imagem: Divulgação/Apple)
watchOS 9 (Imagem: Divulgação/Apple)

Além disso, o monitoramento do sono no watchOS 9 agora inclui fases do sono, permitindo que os usuários detectem quando estão em sono Leve, REM ou Profundo. Há também um novo aplicativo chamado Medicamentos: com ele, os usuários poderão gerenciar remédios, vitaminas e suplementos.

A Apple redesenhou as notificações no Apple Watch. A partir do watchOS 9, portanto, elas serão mostradas em banners, tal qual nos iPhones, causando menos interrupções quando o relógio estiver sendo usado. 

Quais modelos de Apple Watch recebem o watchOS 9?

O sistema estará disponível para os donos do Apple Watch Series 4 e modelos mais recentes. Você pode conferir a lista completa dos modelos de Apple Watches compatíveis com o watchOS 9 nesse artigo.

iPadOS 16.1 e macOS Ventura, só em outubro

A Apple não dedicou um espaço para falar sobre iPads, Macs e de seus respectivos sistemas operacionais. Tudo isso, claro, apenas confirma a informação que a empresa detalhou ao TechCrunch na semana passada, de que o iPadOS será lançado após o iOS.

iPadOS 16
iPadOS 16 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

Possivelmente esse atraso se deve às melhorias que a empresa deverá fazer no Stage Manager (traduzido como “Organizador Visual”). Apresentado como uma nova experiência multitarefa que organiza automaticamente aplicativos e janelas, o recurso recebeu uma enxurrada de críticas no iPadOS pela compatibilidade restrita (apenas iPads com chips M1 e posteriores), bem como diversos bugs durante a fase de testes. 

Muito se questiona também se esse atraso poderá afetar o lançamento do macOS Ventura, que também possui o Stage Manager. No entanto, o sistema não costuma ser liberado junto aos novos iPhones, embora a empresa possa estar nos ajustes finais para um possível lançamento em outubro ou, quem sabe, novembro.

Ainda assim, a Apple não se pronunciou com relação às datas em que tanto o iPadOS quanto o macOS chegarão para todos os usuários. Devemos aguardar, portanto…

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Relacionados