Ficará mais fácil localizar processos no Gerenciador de Tarefas do Windows 11

Novo recurso foi anunciado nesta quinta-feira (10) e está, inicialmente, disponível apenas em versão para insiders

Paula Alves
Por
Gerenciador de Tarefas do Windows 11 permite filtrar programas abertos / Microsoft / Divulgação
Homem usando notebook com Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Usuários do Windows 11 terão agora muito menos dor de cabeça na hora de localizar algum programa em execução. A nova atualização do sistema, lançada na última quinta-feira (10) para insiders, implementou uma barra de filtragem no Gerenciador de Tarefas. Além da novidade, a Microsoft anunciou também melhorias no suporte a temas do utilitário.

Com um sistema que conta com cada vez mais processos sendo executados ao mesmo tempo, é normal que ao abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows 11, o usuário se depare com uma longa lista de aplicativos, pastas e programas. Para facilitar então a localização de um deles, o Windows 11 conta agora com uma filtragem de processos.

Gerenciador de Tarefas do Windows 11 permite filtrar programas abertos / Microsoft / Divulgação

Ao abrir o utilitário, o usuário irá se deparar com uma espécie de barra de pesquisa, no topo da tela. Nela, ele pode digitar o nome, ID do processo ou editor do que está procurando. Dessa maneira, em qualquer uma das situações, o algoritmo do filtro irá corresponder à palavra-chave buscada, trazendo o(s) resultado(s) esperado(s).

Além disso, caso esteja navegando pela barra de tarefas e queira ir direto até a barra de filtragem, o usuário poderá ainda usar o atalho ALT + F para focar diretamente na caixa.

Melhorias no suporte a temas

Outra novidade anunciada nesta atualização do Windows 11 foi a implementação de um melhor suporte a temas do seu Gerenciador de Tarefas.

Atualmente, o utilitário simplesmente replica o tema que o usuário já usa no computador, sem a possibilidade de nenhum tipo de personalização. Agora, no entanto, será possível manter o tema do sistema ou escolher um independente para o gerenciador, seja ele no modo escuro ou claro.

A opção poderá ser selecionada nas configurações do Gerenciador de Tarefas, dando oportunidade para que o usuário opte por aquele que melhor combina com suas necessidades.

Gerenciador de Tarefas do Windows 11 permite filtrar programas abertos / Microsoft / Divulgação
Gerenciador de Tarefas do Windows 11 conta agora com suporte a temas (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Por fim, a Microsoft anunciou que as caixas de diálogo do computador também contarão com suporte ao tema. Com exceção das caixas de “Executar nova tarefa” e “Propriedade”, todas as outras irão aderir ao tema do utilitário ou do Windows.

Com informações: BleepingComputer e Windows Blogs

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados