Elon Musk anuncia TruthGPT, IA que vai tentar entender a “natureza do universo”

Musk quer criar alternativa transparente ao ChatGPT, que busque ao máximo a verdade e tenha curiosidade pelos seres humanos

Giovanni Santa Rosa
Por
Elon Musk
Elon Musk no Kennedy Space Center da NASA em 2020 (Imagem: Joel Kowsky / NASA)

Após alguns dias de informações de bastidores e especulações, o próprio Elon Musk confirmou que vai desenvolver uma inteligência artificial para concorrer com o ChatGPT. O nome do projeto é TruthGPT e, segundo o bilionário, o objetivo é uma IA que busque ao máximo a verdade e entenda a natureza do universo.

O empreendedor considera que entender o universo é o melhor caminho para construir uma IA segura.

A ideia é que, se ela se preocupa com o universo, deverá considerar os humanos uma parte interessante disso e não vai querer aniquilá-los. Ufa, que bom ouvir isso!

Musk compara a como os seres humanos protegem os chimpanzés. “A humanidade poderia decidir caçar e matar todos os chimpanzés, mas, na verdade, estamos felizes que eles existem e queremos proteger seus habitats”, avaliou.

Ironicamente, a Neuralink — startup de Elon Musk que desenvolve implantes cerebrais — foi alvo de uma denúncia de maus tratos a macacos.

“Inteligência artificial é um negócio mais perigoso do que, digamos, uma administração mal-feita de projetos ou manutenção de aeronaves, ou do que carros mal-construídos”, ponderou o executivo de Twitter, Tesla e SpaceX.

Entre os riscos, Musk aponta que uma IA superinteligente poderia escrever incrivelmente bem e manipular a opinião pública.

Rumores começaram na semana passada

Pela primeira vez, Musk deu detalhes sobre sua investida no campo da inteligência artificial. Isso confirma notícias que surgiram nas últimas semanas.

As especulações começaram na quarta-feira (12), quando uma reportagem apontou que Musk havia comprado 10 mil GPUs da Nvidia. Inicialmente, foi especulado que isso seria para desenvolver uma IA para o Twitter.

No dia seguinte, apareceram informações de que o bilionário estaria contratando pesquisadores e engenheiros. Além disso, ele abriu uma empresa chamada X.AI Corp.

Musk repete críticas ao ChatGPT e à OpenAI

O executivo considera que o TruthGPT pode corrigir o caminho que a OpenAI tomou.

Musk foi um dos fundadores da OpenAI, que nasceu em 2015 como uma organização sem fins lucrativos. Ele tentou assumir o comando da empresa em 2018, mas foi impedido pelo atual CEO, Sam Altman.

Desde então, ele se afastou da entidade. Ela, por sua vez, criou uma subsidiária com fins lucrativos e recebeu investimentos bilionários da Microsoft, que incorporou modelos de linguagem a seus produtos, como Bing, Edge, Microsoft 365 e Azure.

Para Musk, os incentivos de ser uma empresa com fins lucrativos podem interferir nas questões éticas que a IA cria. O TruthGPT seria, nesse sentido, uma alternativa mais transparente.

O anúncio foi feito pelo próprio Musk no programa de entrevistas de Tucker Carlson, na Fox News americana, na segunda-feira (17). Uma segunda parte do programa deve ir ao ar nesta terça (18).

Com informações: Reuters, Wall Street Journal, The Verge

Receba mais sobre Elon Musk na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados