Selo azul do Twitter voltou para diversas pessoas, inclusive falecidos

Nomes como Paulo Gustavo e Chadwick Boseman voltaram a ter o distintivo azul em seus perfis; Elon musk está pagando pessoalmente por vários selos

Ricardo Syozi
Por
Twitter deve permitir que usuários ocultem selo de verificação (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Selo de verificação do Twitter (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Poucos dias depois de remover os selos legados de verificação, uma nova bagunça surgiu na plataforma de Elon Musk. Algumas celebridades ganharam de volta o símbolo azul, que indica que a pessoa está pagando pelo Twitter Blue. Entretanto, diversos nomes afirmaram que não desembolsaram nada para o site. Além disso, personalidades que já faleceram também tiveram o retorno do ícone.

No dia 20 de abril de 2023, a rede social do passarinho removeu todos os selos legados de verificados. Eles eram dados para usuários depois de alguns passos burocráticos, que provavam suas identidades. Assim, a única opção para ter o distintivo azulado passou a ser pagando pelo serviço Twitter Blue.

No entanto, menos de três dias depois, vários nomes ganharam de volta o símbolo de verificado. Isso indicaria que pessoas como Stephen King e Neil Gaiman estariam abrindo a carteira, mas não é bem o que está acontecendo. Os próprios escritores afirmaram que não são assinantes da plataforma e que não deram seus números de telefone para o Twitter.

Ao que tudo indica, isso faz parte dos planos de Elon Musk de pagar do seu próprio bolso para oferecer esse “mimo” para certas pessoas. Dessa forma, a plataforma daria notoriedade para celebridades, influenciadores e, claro, para si mesma.

Essa seria uma maneira do bilionário de chamar a atenção da base de usuários da rede social para se tornarem assinantes do serviço pago.

Falecidos também “assinam” o Twitter Blue

Para aumentar ainda mais as polêmicas envolvendo o selo azul, algumas personalidades que já não estão mais entre nós receberam de volta o símbolo. Normalmente, isso daria a sensação de que esses usuários decidiram pagar os valores do Twitter Blue, mas não parece que é isso o que está acontecendo.

Nomes como Paulo Gustavo, Chadwick Boseman e Kobe Bryant ganharam o ícone ao lado de seus perfis entre os dias 21 e 23 de abril de 2023. Um dos principais pontos de semelhança entre eles, é que todos possuem mais de 1 milhão de seguidores.

Ao clicar no distintivo de verificado, a plataforma afirma que “esta conta foi verificada porque ela se inscreveu no Twitter Blue e verificou seu número de telefone”.

Twitter Paulo Gustavo
Twitter oficial do ator Paulo Gustavo, que morreu em 2021 (Imagem: Reprodução / Internet)

Vale apontar que é possível que organizações que têm o controle desses perfis estejam dispostas a pagar pelo sistema de assinatura para manter o ícone de verificado ativo. Porém, segundo o The Verge, muitas dessas contas estão inativas há anos, mas mesmo assim receberam o já infame símbolo.

Parece que as polêmicas envolvendo a rede social do passarinho estão longe de acabar.

Com informações: 9to5Mac.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados