Android 14 é lançado nesta quarta-feira e estreia nos dispositivos Pixel
Sistema operacional mobile do Google já pode ser baixado em smartphones e tablets da linha Pixel; celulares Pixel 8 saem com Android 14 de fábrica
Sistema operacional mobile do Google já pode ser baixado em smartphones e tablets da linha Pixel; celulares Pixel 8 saem com Android 14 de fábrica
O Google lançou nesta quarta-feira, além dos celulares Pixel 8 e Pixel 8 Pro, o Android 14. A mais nova versão do seu sistema operacional será liberada primeiramente para os dispositivos Pixel — como já é tradição, o Google libera o Android mais recente para seus produtos. Outras fabricantes anunciarão suas interfaces baseadas no Android 14 no decorrer dos próximos dias e semanas.
Os smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro, apresentados também nesta quarta-feira, serão os primeiros produtos a sair de fábrica com o Android 14. Eles já estão disponível para pré-venda no site do Google.
No evento, o Google informou que as fabricantes parceiras (por exemplo, Samsung, Motorola e Xiaomi) lançarão as suas interfaces nos próximos dias ou semanas. A empresa nunca confirmou ou deu declarações sobre isso, mas o desenvolvimento do Android 14 sofreu, pelo menos, dois atrasos.
A primeira a lançar a sua interface baseada no novo Android deve ser a OnePlus. O motivo para esse palpite é que a fabricante já havia comunicado o lançamento da OxygenOS 14 para o dia 25 de setembro. O anúncio veio antes do atraso do Android 14.
Logo, a OnePlus deve estar com tudo pronto para apresentar a sua interface.
A Samsung, fabricante com grande presença no mercado brasileiro de smartphones, ainda não apresentou seus planos. No entanto, alguns aparelhos já estão recebendo o beta da One UI 6. Em 2022, a Samsung lançou a One UI 5 em outubro para alguns países — o Brasil só recebeu a interface em novembro.