Amazon venderá tecnologia de lojas sem caixa para outras empresas
Entre as empresas interessadas em solução usada no Amazon Go, estariam lojas de aeroportos
Entre as empresas interessadas em solução usada no Amazon Go, estariam lojas de aeroportos
A Amazon Go, rede de lojas sem caixas e sem fila, abriu ao público há pouco mais de dois anos e possui 26 unidades nos Estados Unidos. Agora, a tecnologia usada para identificar o que cada cliente comprou será levada para outras empresas.
Batizada de Just Walk Out, a solução passou a ser promovida em um novo site. Nele, a Amazon indica que seu sistema de câmeras, sensores, técnicas de visão computacional e deep learning também está à disposição de outras redes de varejo.
Segundo a Reuters, a Amazon afirma que já possui vários acordos com clientes. A empresa indicou que ainda não pode revelar nomes das empresas, mas a agência de notícias indica que lojas em aeroportos estariam entre as interessadas na tecnologia.
O Just Walk Out segue movimentos dos clientes e sabe quando um item é retirado ou colocado de volta na prateleira para atualizar o carrinho virtual. A experiência do cliente é praticamente a mesma de uma visita ao Amazon Go.
A diferença é que, em vez de usar seu celular, o consumidor deve inserir o cartão de crédito na catraca ao entrar no estabelecimento. A partir disso, o sistema registra tudo o que é comprado e envia a cobrança após a saída.
O cliente também pode usar um quiosque na loja para enviar o recibo ao e-mail, que ficará ligado à sua conta em futuras visitas a lojas com o Just Walk Out. Em seu site, a Amazon promete que esses dados não serão usados para outras finalidades.
A página também indica que a instalação da tecnologia em uma loja pode durar semanas. A empresa diz que é possível instalá-la em lojas já existentes, mas se coloca à disposição para indicar a melhor maneira de integrá-la a estabelecimentos que estão sendo construídos ou reformados.
Em fevereiro, a empresa abriu em Seattle, nos Estados Unidos, o primeiro Amazon Go Grocery. A loja é uma versão mais parecida com de um supermercado completo, com seções de utensílios domésticos, higiene bucal, cuidados pessoais e rações para animais.
Há também uma uma área voltada para frutas e verduras, que não estão disponíveis em outras unidades do Amazon Go. A variedade de produtos é possibilitada pelo amplo espaço da nova loja: ela tem cerca de 1.000 m², enquanto as unidades mais antigas têm entre 110 m² e 210 m².
Com informações: TechCrunch.