Radeon Pro VII é a nova placa de vídeo profissional da AMD
AMD Radeon Pro VII é uma placa de vídeo destinada a workstations para trabalhos gráficos e outras aplicações profissionais
AMD Radeon Pro VII é uma placa de vídeo destinada a workstations para trabalhos gráficos e outras aplicações profissionais
Nesta quarta-feira (13), a AMD apresentou oficialmente a Radeon Pro VII, placa de vídeo voltada ao segmento de aplicações profissionais. Não que ela não possa ser usada para jogos eventualmente, mas a novidade foi desenvolvida para equipar workstations direcionadas a trabalhos gráficos, por exemplo.
Tal como a poderosa Radeon VII — essa sim voltada ao segmento gamer —, a versão Pro tem como base a GPU Vega 20 que, por sua vez, chama atenção por contar com uma tecnologia de fabricação de 7 nanômetros da TSMC. A ficha técnica do modelo inclui também:
Essa configuração deixa claro que a AMD Radeon Pro VII é, praticamente, uma Radeon VII adaptada para atividades profissionais. As configurações de ambas as placas são parecidas, razão pela qual o desempenho também é similar: a Radeon VII alcança 13,8 teraflops em operações de precisão única; a Radeon Pro VII, 13,8 teraflops.
Para dar um exemplo mais prático, a AMD afirma que a nova placa de vídeo tem desempenho até 26% maior no Blackmagic Design DaVinci Resolve (software para edição de vídeo) que uma GPU Nvidia Quadro RTX 5000.
Entre as características que distinguem a Radeon Pro VII está a tecnologia Infinity Fabric Link, que permite o compartilhamento de memória com outra placa de vídeo do mesmo modelo. A novidade conta ainda com seis conexões DisplayPort 1.4.
Nos Estados Unidos, a nova placa vai ser lançada em meados de junho com preço sugerido de US$ 1.899. Não há informação sobre lançamento oficial no Brasil.
Leia | O que são os Stream Processors nas placas de vídeo da AMD?