A AMD liberou nesta semana as correções para a falha Spectre que afeta os seus chips. Os updates foram liberados juntamente com o Patch Tuesday, pacote mensal de atualizações de segurança da Microsoft e, por conta disso, já estão disponíveis para usuários do Windows 10 (com o Fall Creators Update).

As novas correções correspondem à variante 2 do Spectre. A variante 1 havia sido corrigida pela AMD com patches para sistemas operacionais distribuídos no começo do ano. Neste ponto, vale relembrar que os processadores da AMD não foram afetados pela falha Meltdown (variante 3) — esta atinge apenas chips da Intel.

 AMD - Spectre

Os updates liberados para Windows tratam do problema no nível do sistema operacional, obviamente, mas a AMD também disponibilizou correções de firmware que têm como foco processadores Bulldozer lançados em 2011. No entanto, a distribuição dessas correções ficará a cargo de fabricantes de placas-mãe e computadores.

É recomendável instalar os dois tipos de atualização para a proteção ser mais eficaz. O problema é que o cronograma e os métodos de distribuição variam de fabricante para fabricante. Além disso, não dá para garantir que essas empresas cobrirão todos os equipamentos. Ao menos a AMD reafirmou que é muito difícil explorar a brecha da variante 2 do Spectre em seus chips.

Com informações: Bleeping Computer.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.