AMD culpa chip “horrível” da Intel por escassez do Ryzen 7 9800X3D

Procura pelo Ryzen 7 9800X3D está acima do esperado e, para executivo da AMD, desempenho ruim dos chips Intel Arrow Lake contribui para isso

Emerson Alecrim
• Atualizado hoje às 11:45
Resumo
  • O desempenho abaixo das expectativas dos chips Intel Arrow Lake aumentou a procura pelo Ryzen 7 9800X3D da AMD.
  • Segundo o líder de marketing da AMD, a alta demanda pelos chips X3D foi impulsionada não só pela qualidade do produto, mas também pelo “horrível” desempenho da concorrente.
  • A Intel enfrenta uma fase difícil no mercado, agravada com a recente saída de Pat Gelsinger do cargo de CEO.

O Ryzen 7 9800X3D é um dos melhores processadores para jogos da atualidade. Tamanha reputação vem causando escassez do modelo no mercado. Mas não é só o bom desempenho do chip que fez a procura por ele ser alta: a AMD deu a entender que o produto “horrível” da Intel também.

É o que a gente extrai de uma declaração dada por Frank Azor, que lidera a área de marketing de games da AMD, durante uma entrevista na CES 2025. Quando questionado por Paul Alcorn, do Tom’s Hardware, sobre o porquê da falta do Ryzen 7 9800X3D nas prateleiras, o executivo respondeu:

Nós sabíamos que tínhamos feito um excelente componente [o Ryzen 7 9800X3D]. Não sabíamos que a concorrente [a Intel] havia construído um horrível.

Frank Azor, líder de marketing para jogos da AMD

Azor se refere à família de chips Intel Core Ultra de codinome Arrow Lake, que inclui modelos como o Core Ultra 9 285K e o Core Ultra 7 265K. São chips potentes, mas que, em testes independentes, têm apresentado desempenho abaixo do esperado na execução de jogos.

A Intel reconheceu que esses processadores não estão oferecendo o desempenho desejado e liberou uma correção para o problema. Porém, os testes feitos pelo Tom’s Hardware indicam que essa atualização não foi suficiente para aumentar a performance dos modelos Arrow Lake.

Eis o aparente efeito: jogadores passaram a procurar pelos chips X3D, da AMD. A procura por eles têm sido tão grande que, de acordo com a própria companhia, chegou a uma demanda muito maior do que a projetada inicialmente.

AMD está aumentando a produção de CPUs X3D

David McAfee, gerente geral da AMD, reconheceu que a demanda por chips como Ryzen 7 9800X3D e Ryzen 7 7800X3D teve um aumento sem precedentes. Em resposta a isso, a companhia vem aumentando a produção dos modelos X3D.

Mas é preciso paciência. McAfee explicou que a fabricação de um chip convencional pode levar de 12 a 13 semanas, e que esse prazo tende a ser maior nos modelos X3D.

A razão disso é a implementação da tecnologia 3D V-Cache, que empilha camadas de memória cache na parte superior da CPU. Isso melhora o desempenho geral do processador, mas torna a produção mais complexa. “É um cronograma fora do trivial quando estamos falando da fabricação de produtos X3D”, completou McAfee.

Enquanto isso, a companhia também precisa lidar com a produção de seus demais modelos. Só na CES 2025, a AMD anunciou vários chips Ryzen, principalmente para notebooks.

A fase ruim da Intel

A Intel também marcou presença na CES 2025. No evento, a companhia anunciou chips Core Ultra de alto desempenho para notebooks, só para dar um exemplo.

Apesar disso, a empresa continua em uma fase ruim, tanto que, no começo de dezembro de 2024, Pat Gelsinger deixou o posto de CEO da Intel.

O assunto é tema do Tecnocast 366 — A Intel é a nova Nokia?. O Episódio está imperdível, não deixe de conferir!

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.