Anac libera uso de smartphones e tablets durante todas as fases do voo

Emerson Alecrim
• Atualizado há 9 meses

Agora é oficial: companhias aéreas que atuam no Brasil poderão permitir, respeitando alguns critérios, o uso de dispositivos eletrônicos pelos passageiros durante todo o voo. A liberação foi publicada hoje (30) no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Pelas normas em vigor atualmente, as companhias aéreas proíbem o uso de smartphones, tablets, câmeras e outros eletrônicos durante os procedimentos de pouso e decolagem, mesmo com o chamado “modo avião” ativado, quando é o caso.

Com a liberação, equipamentos portáteis podem ser usados em qualquer fase dos voos, com a condição de que o “modo avião” (que impede a emissão de sinais pelo dispositivo, como você deve saber) permaneça o tempo todo ativado. Este procedimento vale inclusive para o momento em que a aeronave, depois de aterrissar, realiza taxiamento até o portão de desembarque.

Não se trata de um “liberou geral”, no entanto. As companhias aéreas que quiserem oferecer esta comodidade aos passageiros terão que pedir autorização à Anac. Esta, por sua vez, concederá permissão se todas as exigências de segurança forem cumpridas.

Tablet - voo

Em especial, as companhias aéreas precisam assegurar que o uso de eletrônicos pelos passageiros em todas as fases do voo não causará interferência nos sistemas de comunicação e navegação das aeronaves.

Não adianta, consequentemente, entrar em um avião a partir de hoje já esperando contar com a liberação. As autorizações virão aos poucos e dependem do interesse das próprias companhias.

De qualquer modo, a flexibilidade da Anac em relação ao assunto já era esperada. A liberação de uso de equipamentos portáteis durante todo o voo é uma tendência mundial.

Por meio da Federal Aviation Administration (FAA), os Estados Unidos passaram a dar autorizações semelhantes em 2013, por exemplo. A Europa começou a fazer o mesmo no mês passado.

Na América do Sul, a LATAM, grupo que controla as companhias TAM e LAN, anunciou no último dia 15 que passaria a liberar o uso de eletrônicos em todos os seus voos realizados na região, mas de maneira progressiva, justamente pela necessidade de autorização dos órgãos regulatórios de cada país.

Por meio de nota, a Gol sinalizou que pretende seguir pelo mesmo caminho, aos menos em relação aos voos operados no Brasil: a companhia está entre aquelas que já pediram autorização à Anac.

A expectativa é a de que as primeiras liberações sejam concedidas até o final do ano.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.