Celular novo? Android facilita a vida de quem precisa logar nos apps

Desenvolvedores do Android trabalham em recurso que transfere credenciais de login de aplicativos entre o smartphone antigo e o novo.

Emerson Alecrim
Resumo
  • O Android desenvolve o recurso Restore Credentials, que permite transferir credenciais de login entre dispositivos.
  • As credenciais de acesso poderão ser transferidas via backup em nuvem ou transmissão local.
  • O Restore Credentials está em fase de testes e deve ser oficializado nos próximos meses.

Trocar de celular Android é um procedimento que requer que você faça login novamente nos aplicativos que usa, ou em boa parte deles. Mas isso poderá mudar em um futuro próximo: os desenvolvedores do Android estão trabalhando em um mecanismo que transfere credenciais de apps, dispensando a necessidade de novas autenticações.

O novo recurso foi batizado como Restore Credentials (Restaurar Credenciais) e consiste em um mecanismo que permite que aplicativos recebam os dados de login do usuário quando ele obtém um novo dispositivo. Com isso, a pessoa não precisará entrar em cada app para se autenticar. Os dados de login serão obtidos a partir de seu tablet ou celular anterior.

Faz sentido. O Android já permite que o usuário restaure seus aplicativos, isto é, instale no aparelho novo os apps que já usava no dispositivo anterior. Para a experiência de migração ficar completa, só faltava permitir que o usuário entre em seus apps com as suas respectivas contas já ativadas no novo smartphone ou tablet.

Levemos em conta também que esse tipo de procedimento já existe no iPhone e, normalmente, funciona de modo bastante satisfatório. Já passou da hora de o Android ter uma funcionalidade similar, portanto.

Como é a restauração de logins?

O Restore Credentials vai permitir que logins sejam transferidos por meio de chaves de restauração enviadas ao novo dispositivo Android por uma de duas formas: via backup em nuvem feito a partir do aparelho de origem, ou por meio da transmissão direta entre o dispositivo antigo e o novo.

Caberá ao usuário escolher a opção que considerar mais conveniente, como explica Neelansh Sahai, engenheiro de relações com desenvolvedores do Android:

Ao configurar um novo dispositivo, o usuário poderá selecionar uma das duas opções para restaurar os dados. Ele pode restaurar os dados de um backup na nuvem ou transferir os dados localmente [entre dispositivos].

Se o usuário transferir localmente, a chave de restauração será enviada do dispositivo antigo para o novo. Mas, se o usuário fizer a restauração usando o backup nas nuvens, a chave de restauração será baixada junto com o backup dos dados do aplicativo nas nuvens para o novo dispositivo.

Neelansh Sahai, engenheiro de relações com desenvolvedores do Android

Em todos os casos, a ideia é fazer o procedimento ser realizado de maneira prática para o usuário, com a transferência dos dados podendo acontecer inclusive em segundo plano, enquanto o novo aparelho é configurado.

Para quando?

No momento, o Restore Credentials está em fase de prévia para desenvolvedores. O recurso exige o Android 9 ou superior, bem como a versão 242200000 ou posterior do Google Mobile Services (GMS), o núcleo de serviços da Google Play.

Ainda não há informação sobre quando o Restore Credentials se tornará um recurso oficial do Android (ou seja, disponível a usuários finais), mas a expectativa é a de que isso ocorra nos próximos meses.

Mas há um porém: o sucesso da iniciativa na plataforma dependerá da adesão dos desenvolvedores de aplicativos. A boa notícia é que a novidade está atrelada ao mecanismo de backup e restauração do próprio Android, o que significa que a sua adoção não exigirá grandes esforços por parte dos desenvolvedores.

Vale lembrar que o Android 16 também está em fase preview para desenvolvedores. Essa versão do sistema operacional é esperada para o segundo trimestre de 2025, o que significa que deverá chegar mais cedo do que o habitual.

Com informações: Ars Technica, Android Developers Blog

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.