macOS 12 Monterey trará controle universal de iPad, novo Safari e mais
macOS 12 Monterey contará ainda com modo de foco, FaceTime aprimorado, função Atalhos e expansão do AirPlay
macOS 12 Monterey contará ainda com modo de foco, FaceTime aprimorado, função Atalhos e expansão do AirPlay
A WWDC 2021 teve início nesta segunda-feira (7). O evento é direcionado a desenvolvedores, mas também serve de palco para várias novidades do ecossistema da Apple. Uma delas é o macOS 12 Monterey. Entre as suas novidades, o sistema operacional aumenta a integração do Mac com dispositivos da marca e traz mudanças radicais na interface do Safari.
Se no macOS 11 Big Sur o foco esteve em uma repaginada de visual e em algumas mudanças nos aplicativos essenciais, é visível que, no macOS 12 Monterey, a Apple tenta aprimorar a experiência do usuário com aspectos funcionais, com destaque justamente para a integração entre dispositivos. Isso começa com o Universal Control.
Talvez você já tenha passado pela experiência de usar dois computadores ao mesmo tempo e, em certo momento, usar o teclado de um tentando acessar o outro. Confusões como essa acontecem. Mas, e se houvesse uma maneira realmente prática de acessar os dois equipamentos a partir dos controles de apenas um deles? Essa é a proposta do Universal Control (Controle Universal).
A ideia é simples: permitir que o usuário faça ações em um iPad a partir de um Mac. Se ambos estiverem lado a lado, você pode simplesmente arrastar uma imagem de um MacBook para um iPad usando o trackpad do primeiro, por exemplo.
Também é possível realizar ações como “puxar” com o trackpad um arquivo que está no iPad ou usar o teclado do MacBook para digitar no tablet.
Soluções do tipo existem há algum tempo, vide o exemplo do Logitech Flow. A diferença é que a Apple vai oferecer uma experiência do tipo de modo nativo e mais integrado.
Prova desse último aspecto é que, na apresentação do Universal Control, a companhia mostrou uma integração não apenas com dois, mas com três dispositivos: em dado momento, o teclado e o trackpad de um MacBook Pro foram usados para acessar tanto um iPad quanto um iMac, ao mesmo tempo.
O AirPlay é uma ferramenta que permite compartilhar conteúdo na Apple TV (ou em smart TVs compatíveis) a partir de um iPhone, iPad ou Mac. No macOS 12 Monterey, essa proposta é expandida: o usuário pode jogar, fazer apresentações ou compartilhar conteúdo a partir de um iPhone ou iPad diretamente em um Mac.
De acordo com Apple, o sistema de som dos Macs também pode ser usado como um alto-falante AirPlay.
Outra novidade destacada pela Apple é a chegada da função Shortcuts (Atalhos) ao Mac — até então, a funcionalidade estava disponível para iPhone e iPad. Com ela, o usuário pode criar atalhos para automatizar ações específicas no sistema operacional, como escrever notas rapidamente, gerar GIFs animados, entre outros.
Para facilitar o uso do recurso, o macOS traz uma biblioteca de atalhos pré-prontos.
A Apple promete ainda integração de atalhos com todos os recursos do macOS 12 Monterey, incluindo Finder, Spolight e Siri. Mas isso não significa que o Automator ficou na passado: a ferramenta continua disponível e as tarefas criadas a partir dela podem ser levadas ao Shortcuts a qualquer momento.
Talvez a mudança mais impactante, pelo menos no quesito visual, venha do Safari: o navegador teve o design radicalmente reformulado para dar mais espaço útil às páginas, mudança que resultou em uma barra de abas que ocupa menos espaço.
A barra também assume a cor de fundo do site aberto, característica que causa a impressão de que a página ocupa toda a extensão do navegador.
Além disso, o novo Safari traz uma função de agrupamento de abas, novidade que, segundo a Apple, deve ajudar o usuário a organizar páginas para viagens e listas de compras, por exemplo.
O detalhe mais importante: os grupos de abas podem ser sincronizados com um iPhone, iPad ou outro Mac.
As novidades do macOS 12 Monterey não terminam aí. Os demais recursos do sistema operacional incluem o modo Focus, que permite ao usuário filtrar notificações com base em sua atividade no momento — pode-se, por exemplo, ativar notificações apenas vindas de colegas de trabalho durante uma tarefa profissional.
Por sua vez, o FaceTime foi atualizado para incluir recursos que tornam as chamadas mais realistas, incluindo uma função de isolamento de voz que utiliza inteligência artificial para eliminar ruídos do ambiente e, assim, deixar a conversa mais audível.
O SharePlay, recurso anunciado inicialmente para o iOS 15 que possibilita ao usuário compartilhar músicas, vídeos e outros conteúdos via FaceTime, também marca presenta no macOS 12 Monterey.
Já o Notes ganhou um recurso chamado Quick Note que permite ao usuário fazer notas rapidamente, como se houvesse um bloquinho de papel por perto.
A Apple já divulgou a lista de modelos de Macs que receberão o macOS 12 Monterey. São eles:
Os detalhes sobre os Macs compatíveis com o MacOS Monterey estão aqui.
O lançamento do macOS 12 Monterey não é imediato. Antes, a Apple liberará as versões beta. A primeira delas estará disponível a partir de hoje para desenvolvedores que participam do Apple Developer Program. A companhia promete liberar o beta público em julho.
A versão final será disponibilizada para todos os usuários entre setembro e outubro de 2021 — de graça, é claro.