Bradesco, XP e mais bancos tiveram problemas por causa de pane global
Banco Central diz que Pix funciona normalmente. Problema na plataforma de cibersegurança CrowdStrike afetou sistemas em todo o mundo.
Banco Central diz que Pix funciona normalmente. Problema na plataforma de cibersegurança CrowdStrike afetou sistemas em todo o mundo.
A pane generalizada em sistemas de TI no mundo todo afeta aplicativos de Bradesco, Next, Neon e Banco Pan, segundo relatos de clientes nas redes sociais. No fim da tarde, a XP enviou um comunicado alertando sobre instabilidades. O Banco Central do Brasil (BC) afirma que seus sistemas, como o do Pix, funcionam normalmente.
Na manhã desta sexta-feira (dia 19/07), uma atualização do software CrowdStrike, usado para gerenciar serviços de segurança digital, causou problemas em computadores com Windows em todo o mundo.
Clientes de Bradesco e Next dizem que os aplicativos pararam de funcionar. No X (antigo Twitter), um usuário compartilhou uma tela do app do Bradesco que menciona o apagão cibernético global. A mensagem pede que o usuário não desinstale o aplicativo para não perder a chave de segurança.
Em contato com o Tecnoblog, o Bradesco enviou o seguinte posicionamento:
Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente.
Também no X, o Neon afirmou a clientes que uma instabilidade está afetando a maioria de seus produtos. O aplicativo diz que os serviços estão indisponíveis devido a uma instabilidade geral.
O Banco Pan afirma, em sua conta no X, que o aplicativo está indisponível por conta de um erro sistêmico e que ele retornará em breve.
Em resposta ao Tecnoblog, o Banco Pan enviou este comunicado:
Nesta madrugada (19/7), o aplicativo do PAN foi impactado por uma indisponibilidade originada na atualização do software de um de seus fornecedores, que impactou diversos segmentos. O PAN já restabeleceu alguns de seus serviços e continua atuando para a normalização integral das funcionalidades. O banco reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento
Na tarde desta sexta-feira (19), a XP Investimentos enviou um email a seus clientes alertando sobre possíveis instabilidades na plataforma ao longo do dia. A empresa aponta o “incidente tecnológico global” como causa dos problemas. Nas redes sociais, clientes reclamam de dificuldades para fazer transferências.
Atualizado às 17h25 com informações sobre a XP.
Leia | Por que Warsaw, plugin de segurança de bancos, bloqueia sites